fbpx
Viagem

Checklist para viagem internacional

Você se deparou com aquele anúncio relâmpago de passagens aéreas promocionais para o destino internacional que tanto sonha.

Comprou as passagens, mas a viagem é daqui a pouco tempo e bateu aquele desespero: “Será que estou levando tudo o que preciso para curtir minha folga no exterior?”. Não precisa perder a cabeça.

Elaboramos esse checklist para fazer uma viagem internacional com itens essenciais para viajar tranquilo e aproveitar ao máximo sua trip.

Confira!

Checklist para viagem internacional
Checklist para viagem internacional – Foto © Shutterstock

Checklist para viagem internacional

Passaporte

Geralmente, viagem internacional pede passaporte. Países que fazem parte do Mercosul dispensam o documento, mas se você vai voar para qualquer outro lugar do mundo e não tem o passaporte, é melhor providenciar imediatamente.

O documento é emitido pela Polícia Federal, mas geralmente é necessário fazer agendamento, pagamento de taxa aproximada de R$ 250 e aguardar a emissão. Os prazos podem se estender devido às estruturas das cidades, greves e paralisações. Então, comece o quanto antes.

Checklist para viagem internacional
Checklist para viagem internacional – Foto © Shutterstock

Visto

A primeira providência é verificar se o país a ser visitado exige apresentação de visto. Muitos destinos na Europa não pedem a autorização formal concedida pela embaixada, mas se você tiver comprado passagens para os Estados Unidos, melhor correr para obtê-la.

Os países mais visitados que exigem visto são Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Austrália, Japão e China. Mesmo que um desses países não seja o destino final da viagem, é preciso apresentar visto para fazer conexão, portanto esteja atento ao trajeto do voo.

Vacinas

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é item obrigatório para diversas viagens para o exterior, especialmente para comprovar proteção contra febre amarela. O certificado é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso você já tenha a viagem marcada, é importante levar todos os documentos comprobatórios, pois a emissão é prioritária.

Quem define quais países exigem apresentação do CIVP é a Organização Mundial de Saúde (OMS). A lista completa pode ser conferida aqui.

Seguro viagem

Viajar para fora sem um seguro de saúde internacional é um risco. O valor é bem baixo em relação ao custo total da viagem e vale a pena ter a garantia de atendimento médico no exterior, em caso de doença repentina ou acidente grave. Graças ao Tratado de Schengen, alguns países na Europa exigem o seguro de viagem para qualquer turista. Portanto, é importante ficar atento para quais são esses destinos.

Checklist para viagem internacional - Seguro viagem
Checklist para viagem internacional – Foto © Shutterstock

Câmbio, cartão de crédito e internet banking

Dinheiro é sempre uma preocupação durante a viagem, e a primeira providência é verificar o câmbio. É fundamental pesquisar qual é a moeda do destino, seu valor e as taxas de IOF que incidem sobre a troca. Vale a pena também verificar se é mais vantajoso levar o dinheiro trocado do Brasil ou procurar casas de câmbio no destino.

Importante também é verificar o cartão de crédito. O ideal é fazer a viagem sem prestações das passagens e da hospedagem para pagar. O cartão deve ficar livre para gastos no destino, o que torna o controle do orçamento mais fácil. Pedir um cartão internacional será providencial, mas antes verifique se a bandeira é amplamente aceita no país de destino.

Habilitar o internet banking para celular e para o computador é garantia de que você continuará tendo controle da sua conta durante o passeio.

Permissão internacional para dirigir

Alguns países como Austrália, Nova Zelândia e destinos no Oriente Médio e na Europa exigem a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir (PID). Em vários outros países é possível dirigir apenas com a carteira de motorista brasileira, mas o PID ajuda na identificação do condutor, uma vez que o documento vem em várias línguas. Vale a pena tirar, uma vez que é feito diretamente no Departamento de Trânsito do seu estado.

Chip internacional

Ter um chip para a viagem internacional é excelente, pois garante a conexão sem depender de wi-fi. Se você está na rua e precisa conferir um mapa no Google Maps ou chamar um Uber, ter o 4G vai ser muito útil.

Você pode comprar um chip no seu destino, assim que chegar no aeroporto. É possível adquirir esses chips ainda no Brasil, usando algum site que faça a oferta desse produto pela internet. O roaming da sua operadora pode também funcionar, mas há risco de queda do sinal e muita lentidão, sendo suficiente para dar uma olhada num mapa e mensagem de texto no Whatsapp, além de conferir uma curtida ou outra nas redes sociais. Se quiser publicar um vídeo no Stories, vai precisar de um chip internacional.

Checklist para viagem internacional - Chip internacional
Checklist para viagem internacional – Foto © Shutterstock

Documentos gerais

Pode soar óbvio, mas vale a pena dar uma conferida na lista de documentos que devem ser levados numa viagem internacional. É importante levar originais e cópias de passaporte, identidade, CPF, carteira de motorista, página do visto, CIVP, seguro viagem, comprovantes da viagem como reserva do hotel, passagens aéreas, itinerário de voo e receita médica dos remédios que você usa. O ideal é deixar tudo organizado em uma pasta.

Dica essencial: não despache esses documentos ou a pasta com cópias. Leve na bagagem de mão, para ter tudo sempre contigo.

Adaptador universal para tomada

Parece a dica mais boba do mundo, mas você não vai conseguir ligar seu computador em um destino com padrão completamente diferente de tomadas se não contar com um adaptador. Levar um ou alguns é absolutamente necessário, pois em outra língua fica ainda mais difícil comprar um em país estrangeiro.

Roteiro

Não deixe todo o seu trabalho para organizar a sua viagem maravilhosa ser arruinado pela falta de um roteiro. Traçar perfeitamente tudo o que você quer visitar é a melhor estratégia para aproveitar bem um destino internacional e ainda conseguir economizar.

Diversas atrações no mundo, principalmente museus e espaços culturais, reservam um dia da semana para entrada gratuita de visitantes. Com tudo anotado, você conhece vários pontos gastando o mínimo.

Planejando bem a viagem, também dá para escolher bons restaurantes distantes de pontos turísticos, que custam mais barato e oferecem comida típica de verdade. Um bom roteiro também vem com as passagens do transporte público já compradas e cada deslocamento bem pensado, para economizar tempo e dinheiro.

Dicas para ter uma viagem internacional perfeita. Um checklist com itens essenciais para viajar tranquilo e aproveitar ao máximo sua trip internacional.
Foto © Shutterstock – Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois

Veja também:

Publipost

Marola com Carambola
Adoramos compartilhar todas as nossas experiências, seja na cozinha ou Brasil afora. A Amanda é a apaixonada por comida e a Eloah é quem nos coloca no meio de trilhas e aventuras durante nossas viagens.

16 Comentários

Deixe uma resposta



Booking.com