fbpx
Doces e Sobremesas

Receita de Cassata

Esta é uma sobremesa que minha mãe sempre fazia lá em casa e nós adorávamos. Era uma pequena briga para ver quem iria comer mais, ou quem iria roubar o creme de baixo dos outros. A Receita de Cassata que usei aqui é a receita dela, mas fiz algumas pequenas alterações. Desculpe mãe.

As alterações não foram feitas porque a Receita de Cassata dela é ruim, até porque é a melhor que já comi. Elas foram feitas por motivos de força maior. Rs. Na receita da minha mãe ela molha os biscoitos no leite com chocolate em pó, mas eu não tinha leite em casa, então tirei um café com leite na cafeteira e ficou uma delícia.

Outra alteração foi a baunilha. Eu adoro o sabor que a baunilha dá ao brigadeiro branco. Por isso resolvi acrescentar. E as fitas de coco foram colocadas para embelezar o prato e só. Então estes itens são opcionais. Além disso ela faz uma receita maior, com 3 ovos e 2 latas de leite condensado, mas eu não poderia fazer isso aqui em casa. Seria muita Cassata para pouco morador. Daí já viu.

É isso, espero que vocês gostem desta Receita de Cassata que lembra tanto a minha infância e aproveitem o verão com esta sobremesa gelada.

Receita de Cassata
Receita de Cassata

Receita de Cassata

fácil 1 travessa pequena 30 minutos + tempo de geladeira

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas peneiradas
  • 1 colher de sobremesa de manteiga gelada
  • essência ou pasta de baunilha (opcional)
  • 2 claras
  • 2 colheres de sopa de açúcar (opcional)
  • 200 ml de creme de leite
  • 1/2 pacote de biscoito champagne
  • 1/2 xícara de leite com café ou leite com achocolatado

Modo de Preparo

Primeiro Creme:

  1. Em uma panela pequena coloque o leite condensado e as gemas já peneiradas. Misture bem e leve ao fogo baixo.
  2. Mexendo sempre, cozinhe o leite condensado até ponto de brigadeiro mole. Junte a manteiga e a baunilha e misture bem.

Segundo Creme:

  1. Bata as claras em neve em uma batedeira. Junte o açúcar e bata por alguns instantes. Depois é só juntar o creme de leite e bater até incorporar.

Montagem:

  1. Em uma travessa pequena, espalhe o primeiro creme.
  2. Molhe rapidamente os biscoitos no leite e faça uma camada por cima do creme.
  3. Depois coloque o segundo creme por cima dos biscoitos.
  4. Se quiser, você pode enfeitar com fitas de coco ou granulado.Cubra com um filme plástico e leve para o congelador por pelo menos 4 horas, ou até que congele bem.
  5. Retire a Cassata do congelador uns 10 minutos antes de servir.
Receita de Cassata
Receita de Cassata
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola