Tortas Salgadas

Receita de Galette de Cogumelos

Esta galette de cogumelos é bem simples de preparar, super rústica e maravilhosa. Usei o cogumelo paris, mas certamente ficaria ótima com o shimeji ou shiitake. 


Para os dias mais quentes uma ótima pedida para uma refeição mais leve são as tortas. Elas combinam muito bem com saladas e uma boa taça de vinho, no caso desta galette de cogumelos uma taça de vinho branco.

O que eu mais gosto nas galettes é que elas são muito práticas de preparar e este visual mais rústico não requer muitas habilidades culinárias para que ela fique super bonita.

A galette é uma torta rústica que possui uma massa amanteigada que derrete na boca. A massa é bem simples de preparar, apesar de pedir um tempo de resfriamento. Ela é dobrada por cima do recheio de forma que o recheio fique aparente. O que torna esta torta rústica tão bonita.

Receita de galette de cogumelos
Receita de galette de cogumelos

Ela pode ser feita doce ou salgada, os recheios são os mais diversos. Das doces as mais comuns são as com frutas, como esta Galette de pera e maça do Prato Fundo. Aqui no blog já fiz uma versão integral de Galette abobrinha com tomate e cebola roxa.

A MASSA – Eu usei iogurte nesta massa de galette, acredito que ele dê um sabor levemente ácido e deixa a massa um pouco mais macia e menos quebradiça. Caso você não tenha, pode substituir por 100 ml de leite (ou creme de leite) com suco de meio limão. Dará super certo. Além disso também coloquei um pouco de farinha integral, pois adoro o sabor que ela dá na galette, porém como sempre, você pode sim usar somente a farinha branca.

O RECHEIO – Escolhi dois cogumelos para esta receita, o cogumelo paris e o cogumelo shimofuri (que eu não conhecia). A escolha foi esta pois recebemos da União Fungo Shop uma seleção maravilhosa de vários cogumelos e achei que estes ficariam perfeitos na minha torta de cogumelos. Acredito que ficaria maravilhoso com o shimeji ou shiitake também. 

Receita de galette de cogumelos - Torta Rústica de Cogumelos
Receita de galette de cogumelos

Para completar o sabor desta galette eu escolhi colocar um pouco de queijo gorgonzola no recheio, isto porque acredito que ele combine muito com os cogumelos escolhidos. Se você não tiver ou não gostar, não tem problema nenhum. Tenho certeza que ficaria ótimo sem o queijo.

Nas próximas semanas teremos mais receitas com os cogumelos da União Fungo Shop. Aproveitem pra dar uma olhada no cardápio no site deles e peçam, os preços são super justos e eles entregam em casa. Ah e lá no Instagram eles sempre postam as promoções da semana. 

Receita de galette de cogumelos - Torta Rústica de Cogumelos
Receita de galette de cogumelos

Receita de Galette de Cogumelos

Ingredientes

Massa da galette

  • 100 g de farinha de trigo branca
  • 100 g de farinha de trigo integral (pode usar 200 g da branca)
  • 100 g de manteiga sem sal gelada em cubinhos
  • 1 colher de chá de sal
  • 170 g de iogurte natural

Recheio de cogumelos

  • 750 g de cogumelos (usei 500 g de paris e 250 g de shimofuri)
  • 1 cebola grande em fatias
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 5 ramos de tomilho fresco
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 50 g de gorgonzola em pedaços
  • sal e pimenta do reino a gosto

Egg Wash

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de leite (pode usar água)
  • gergelim para decorar (opcional)

Modo de Preparo

Massa da galette

  1. Misture as farinhas e o sal em uma tigela larga. Adicione a manteiga e vá misturando com a ponta dos dedos até que a manteiga tenha sido incorporada a farinha, mas ainda tenha alguns pedacinhos de manteiga.
  2. Acrescente o iogurte e misture com a ajuda de uma espátula. Vai virar uma massa bem pegajosa.
  3. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e trabalhe a massa sovando levemente, até formar uma bola. Ela ainda será uma massa pegajosa, mas não deve ficar muito grudenta. Se ainda estiver, adicione um pouco mais de farinha.
  4. Faça uma bola achatada com a massa, polvilhe um pouco de farinha dos dois lados e embrulhe em papel filme. Leve para a geladeira por umas 2h ou até que ela fique firme.

Recheio de cogumelos

  1. Aqueça uma frigideira ou uma panela bem larga, pois será bastante cogumelo, em fogo médio. Coloque o azeite e refogue a cebola com uma pitada de sal até que fique bem dourada. Junte os dentes de alho e frite por alguns minutos.
  2. Junte os ramos de alecrim e tomilho refogue alguns instantes e acrescente os cogumelos. Diminua o fogo e vá refogando e mexendo delicadamente até que os cogumelos comecem a soltar líquido.
  3. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino e continue refogando, mexendo as vezes, até que todo o líquido tenha secado e o cogumelo fique dourado. Levará cerca de 5 minutos.
  4. Adicione a manteiga, misture por mais alguns instantes e desligue. Certifique-se de que não há líquido na panela. Se houver continue refogando até que seque completamente.
  5. Retire os cogumelos do fogo, espere esfriar e junte o gorgonzola. Misture com cuidado para não desmanchar todo o queijo. Queremos que alguns pedaços fiquem inteiros.

Egg Wash

  1. Em uma tigela pequena, bata o ovo junto com o leite até que fique bem homogêneo.

Montagem da galette de cogumelos

  1. Separe uma assadeira baixa e redonda, eu usei uma de pizza. Recorte um pedaço de papel antiaderente que seja maior que a forma. Caso você não tenha pode usar papel manteiga.
  2. Retire a massa da geladeira e com a ajuda de um rolo abra a massa, em cima do papel antiaderente, formando um circulo uns 2 dedos maior que a assadeira. Transfira a massa com o papel para a assadeira.
  3. Distribua o recheio já frio na massa, espalhando por toda a superfície, exceto nas bordas.
  4. Com a ajuda do papel, vá dobrando as bordas para dentro, por cima do recheio.
  5. Pincele o Egg Wash nas bordas da massa e polvilhe o gergelim.
  6. Leve para o forno preaquecido a 220 ºC por 40 minutos ou até que as bordas fiquem bem dourada.
Receita de galette de cogumelos - Torta Rústica de Cogumelos
Receita de galette de cogumelos – Torta Rústica de Cogumelos

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola