A melhor receita de massa de pizza caseira – Você só precisa de 5 ingredientes super simples pra fazer a esta massa de pizza fina e crocante!


Essa receita de massa de pizza fácil segue uma versão tradicional napolitana que é super incrível. E olha que eu sou apaixonada por pizza, já que é a minha comida predileta. 

Já fiz pizza muitas vezes, e te garanto que esta é a melhor massa de pizza caseira, feita com fermento biológico seco que já fiz! Você poderá fazer 4 pizzas individuais de massa fina com esta receita, ou 2 grandes. E, por ser uma receita bem tradicional, ela é vegana.

O primeiro passo para uma excelente pizza caseira, é preparar a massa. Um dos segredos é sovar a massa até que ela fique bem lisa e elástica, por isso eu indico o uso de uma batedeira planetária. Eu acredito que é muito importante ver qual o modelo mais indicado pro seu uso, então, caso você não tenha uma, eu sugiro fazer um comparativo de batedeiras planetárias, e escolher uma perfeita pra você.

Receita de Massa de Pizza Fácil
Receita de Massa de Pizza Fácil

Ingredientes e dicas para uma massa de pizza perfeita

A receita pede somente 5 ingredientes – farinha, água, azeite, açúcar, sal e fermento, e justamente por isso você precisa tomar cuidado na hora da escolha.

Temperatura da água

Água é água né? Mas você sabia que você pode deixar a sua água mais pura pra fazer a pizza? Como eu faço isso: Primeiro uso água filtrada. Depois levo esta água pra ferver e deixo esfriar. E aqui vem o pulo do gato. Qual a temperatura ideal da água? Se o dia estiver muito frio use uma água morninha, nada de água quente. Já se o dia estiver muito quente, use água em temperatura ambiente e não gelada.

Receita de Massa de Pizza Fácil
Receita de Massa de Pizza na batedeira planetária

Qual farinha usar

A escolha da farinha é o item mais importante da receita. Até porque é o principal ingrediente.

Eu já fiz massa de pizza com diversas farinhas e todas deram certo, mas a que cheguei num melhor resultado foi a Caputo Pizzeria tipo “00”. Ela aguenta mais hidratação e também mais tempo de fermentação. Outra opção é a da Le 5 Stagioni. Claro que você pode fazer com outras farinhas, mas se puder escolher farinhas mais fortes, com um teor maior de proteínas, por exemplo, você com certeza terá resultado melhores. 

Das “mais comuns” do mercado, já usei a Mirella Orgânica e a Anaconda Premium. As duas deram bons resultados, mesmo que foram excelentes. Outra farinha que gosto, mas que só encontro no Sam’s Club, é a Família Venturelli. 

O fato é que, como esta é uma pizza de fermentação rápida, você não precisa, obrigatoriamente, ter uma farinha excepcional, mas uma farinha mais forte dará mais elasticidade e estrutura para a massa.

Receita de Massa de Pizza Fácil
Receita de Massa de Pizza Fácil

Azeite na massa?

Pois é. Muita gente fala que o azeite não faz parte da receita tradicional de massa de pizza, mas o que eu percebi é que quando vamos assar pizza em casa, ela ajuda e dar aquela crostinha mais douradinha e crocante, então eu preciso usar.

Tipos de fermento

Eu gosto de usar o fermento biológico seco nas massas de pizza, isto porque acho mais fácil de usar, consigo comprar pacotes de 10 g e eles duram mais tempo depois de abertos. Claro que você pode optar pelo fresco, neste caso você vai precisar usar 1 tablete de 15 g. Se a escolha for fermento natural – levain, dá uma olhada nesta receita de Massa de Pizza com Fermentação Natural, e para quem quer se aventurar em outros tipos de massa que tal uma Receita de Pizza de longa fermentação com Cerveja.

Como fazer a massa de pizza na batedeira planetária

Esta receita é muito fácil e o que você vai precisar prestar mais atenção é no tempo de descanso. 

Receita de Massa de Pizza Fácil
Receita de Massa de Pizza Fácil
  1. Primeiro você vai ativar o fermento. Pra isso basta dissolver o fermento em um pouco de água morna, cerca de 100 ml e deixar descansar de 5 a 10 minutos. Neste tempo o fermento irá espumar. Se isso não acontecer o seu fermento não tá bom. 
  2. Com o fermento ativo, você vai colocar todos os ingredientes na batedeira planetária e irá bater por cerca de 5 minutos, em velocidade baixa, até misturar bem. Depois vai aumentar um pouco a velocidade e bater por mais 5 minutos. A massa ficará bem lisa e elástica. 
  3. Com a massa já sovada, você vai deixá-la descansar por pelo menos 1 hora em uma tigela untada com azeite e coberta com um pano limpo. A massa vai crescer e triplicar de tamanho.
  4. O proximo passo será dividir a massa e formar as bolinhas. Deixando descansar mais uma vez, até que elas cresçam bem. Também vai levar pelo menos 1 hora.
  5. Depois é só abrir, montar e assar.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Massa de Pizza Fácil

Prep Time 15 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo de espera 3 hours 10 minutes
Servings 4 pessoas
A melhor receita de massa de pizza caseira – Você só precisa de 5 ingredientes super simples pra fazer a esta massa de pizza fina e crocante!

Equipment

  • Batedeira Planetária
  • Tigela Grande
  • Tigelas pequenas
  • Balança
  • Colheres e xícaras medidoras ou balança

Ingredients

  • 500 g farinha de trigo (usei Caputo Pizzeria)
  • 275 g água (morna)
  • 30 g azeite (extra virgem)
  • 5 g fermento biológico (seco)
  • 5 g açúcar
  • 7 g sal

Instructions 

  • Em uma tigela pequena, dissolva o fermento em 100 ml de água, coloque uma pitada de açúcar e deixe descansar por uns 10 minutos, até que espume. Em outra tigela misture o sal em mais uns 50 ml de água.
  • Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o restante da água, a mistura de fermento e o azeite. Bata em velocidade baixa durante uns 5 minutos e junte a água salgada e bata por mais uns 5 minutos. A massa deve ficar bem lisa e elástica.
  • Transfira a massa para a bancada e modele uma bola, coloque numa tigela grande untada com azeite e cubra com um pano. Deixe crescer por cerca de 1h30.
  • Transfira a massa para a bancada, retire o ar e divida a massa em 4 partes. Modele cada uma das partes em bola e deixe crescer por mais 1h30.
  • Nos últimos 20 minutos, preaqueça o forno a 250 ºC. Com o forno já aquecido, abra a massa, espalhe o molho e coloque a cobertura escolhida. Asse de 10 a 15 minutos.
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Massa de Pizza, Prato Principal
Cozinha: Italian, Italiana
Keyword: massa de pizza, receita fácil, receita prática

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Escreva um comentário

Recipe Rating