Deliciosa Receita de Tender com mostarda e mel

0

O Tender é um dos pratos típicos natalinos que sempre estão nas mesas da ceia. E, é um dos pratos que eu que faço la na festa da nossa família. Cada ano faço uma receita de Tender diferente, e este ano, a escolha foi um Tender com Mostarda e Mel e Alho Assado.

O tender nada mais é um pernil de porco cozido e defumado. Ele já vem bem temperado, então se você quiser somente assá-lo e servir com o molho de mostarda e mel (ou outro que desejar) já fica ótimo. Também fica delicioso cortado frio em cubos para servir como entrada ou para compor uma salada bem natalina.

De qualquer maneira, eu prefiro assar o tender com algum molho e cravos para acentuar o seu sabor. Esta receita de tender com mostarda e mel é fácil e com certeza você vai gostar.

Receita de Tender com Mostarda e Mel - Receita de Natal
Receita de Tender com Mostarda e Mel – Receita de Natal

Eu usei 2 tipos de mostarda para esta receita de tender, a amarela e a djon, e é claro que você pode usar a mostarda que gostar, ou que tiver em casa. Existe também no mercado a mostarda com mel. E neste caso você também pode usá-la e não precisa acrescentar mel na receita.

Além da mostarda e do mel, eu também utilizei uma cabeça de alho assado, que é adocicado. Assei com sal, azeite e tomilho, e você pode usar alecrim que também fica ótimo.

Receita de Tender com Mostarda e Mel - Receita de Natal
Receita de Tender com Mostarda e Mel – Receita de Natal

Receita de Tender com mostarda e mel

Ingredientes

  • 1 tender bolinha
  • 2 cabeças de alho inteiras
  • 3 colheres de sopa de mostarda djon
  • 3 colheres de sopa de mostarda amarela
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 2 ramos de tomilho fresco
  • cravos da india
  • 1/4 de xícara de água morna
  • 1 colher de chá de mostarda em grãos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Pegue as cabeças de alho e corte as pontas, aproximadamente 0,5 cm. Coloque as cabeças já cortadas em duas folhas de papel alumínio cada uma, regue com um pouco de azeite, sal e um ramo de tomilho. Embrulhe bem com o alumínio e reserve.
  2. Em uma tigela pequena, misture as mostardas e o mel. Reserve.
  3. Pegue o tender, faça alguns cortes por toda a extensão superior dele formando losangos. Espete um cravo da índia em cada emenda destes cortes. Pincele um pouco da mistura de mostarda e mel por todo o tender e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 15 minutos. Coloque junto a cabeça de alho.
  4. Pincele mais mostarda no tender, coloque a água na assadeira e volte para o forno por mais 15 minutos.
  5. Retire novamente do forno e pincele azeite no tender, volte ao forno por mais uns 10 minutos e reserve. Retire também as cabeças de alho e abra com cuidado.
  6. Pegue uma das cabeças e retire os alhos (que devem estar bem cozidos) e amasse com um garfo. Junte o alho, a mistura de mostarda e mel, e o liquido que ficou na assadeira. Misture bem, adicione o outro ramo de tomilho e as sementes de mostarda. Sirva com o tender fatiado e a outra cabeça de alho.
Receita de Tender com Mostarda e Mel - Receita de Natal
Receita de Tender com Mostarda e Mel – Receita de Natal

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome