Uma receita que eu adoro é esta aqui. O caldinho de feijão é bem tradicional, principalmente nos dias inverno. Lá em casa gostamos muito, e sempre que posso tenho faço esta receita.

Eu gosto do caldinho de feijão bem temperado, mas conheço muita gente que prefere ele mais suave, se este for o seu caso, eu escolheria fazer sem o bacon e a calabresa, mas não abriria mão das ervas, temperos e do caldo de legumes caseiro.

Se você quiser transformar o caldinho de feijão em uma sopa, basta acrescentar mais caldo para ficar mais liquido, e quem sabe adicionar um macarrão daqueles pequeninos como o Pai Nosso e a Ave Maria.

Fica muito bom e espero que gostem. =)

Receita de Caldinho de Feijão
Receita de Caldinho de Feijão

Receita de Caldinho de Feijão
Receita de Caldinho de Feijão

Como fazer este Caldinho de Feijão

  1. O primeiro passo é já deixar todos os ingredientes que serão utilizados separados, picados e na quantidade que será usada.
  2. As quantidades nesta receita podem ser alteradas de acordo com as suas vontades. Se quiser um caldo mais líquido, é só acrescentar mais caldo de legumes, caso queira servir mais pessoas esta também é uma alternativa. Se gostar com mais bacon é só acrescentar. Se não quiser pimenta, pode retirar também.
  3. Vamos começar dourando o bacon e a calabresa até ficarem bem douradinhos. Depois vamos refogar a cebola, o alho e a cenoura. Esta vai dar um dourada no caldinho. Deixando ele com uma cor bem bonita. 
  4. Com tudo dourado e refogado, vamos colocar o feijão na panela, temperar e deixar cozinhar até incorporar bem os sabores. Daí é só bater, colocar mais caldo se desejar mais líquido e pronto. Um caldo bem quentinho e saboroso pra curtir o frio.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Caldinho de Feijão

Prep Time 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Total Time 30 minutes
Servings 2 pessoas
Uma receita que eu adoro é esta aqui. O caldinho de feijão é bem tradicional, principalmente nos dias inverno. Lá em casa gostamos muito, e sempre que posso tenho faço esta receita.

Ingredients

  • 3 xic feijão ( cozido)
  • 1 xíc caldo de legumes
  • ½ xíc calabresa defumada (em cubinhos)
  • ½ xíc bacon (em cubinhos)
  • ½ xíc cenoura (ralada)
  • 2 un alho (picado)
  • 2 un folhas de louro
  • cominho (a gosto)
  • tomilho (a gosto)
  • sal e pimenta do reino (a gosto)
  • salsinha e pimenta (para servir)

Instructions 

  • Coloque o bacon picado em uma panela ainda fria, ligue o fogo e deixe dourar até ficar bem dourado, se necessário coloque um fio de azeite para ajudar. Reserve o bacon em papel toalha. Na gordura do bacon, frite a calabresa até que fique bem dourado e também reserve em papel toalha.
  • Ainda na mesma gordura, refogue a cebola. Adicione a cenoura e misture bem. Junte o alho e frite até que fique dourado. Se necessário adicione um fio de azeite para refogar bem estes ingredientes.
  • Coloque o feijão na panela, metade do bacon e da calabresa reservada. Tempere o feijão com sal, cominho, folhas de louro e tomilho. E misture bem. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo.
  • Retire as folhas de louro e bata com um mixer ou no liquidificador. Se quiser um caldinho mais liquido, adicione mais caldo de legumes, misture bem e cozinhe por mais alguns minutos.
  • Sirva com os pedacinhos de bacon, calabresa e salsinha picada.

Notes

Esta receita serve 2 pessoas se o caldo for mais grosso e a única refeição a ser servida.
Se for como entrada ou aperitivo, serve até 6 pessoas.
Se gostar mais líquida, também pode servir mais pessoas.
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Aperitivos, Caldos e Sopas
Cozinha: Brasileira
Keyword: receita de inverno, receita fácil, receita prática
Receita de Caldinho de Feijão
Receita de Caldinho de Feijão

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Write A Comment

Recipe Rating