Gingerbread – Biscoitos de Gengibre de Natal

O Natal está chegando, e nada melhor que aquele cheirinho de Natal que sai das cozinhas nesta época. Por isso resolvemos começar nossa temporada de Receitas de Natal com este Gingerbread, aqueles biscoitos de gengibre de natal super tradicionais.

Normalmente o que vemos é o Gingerbread Man, que é aquele biscoito em formato de bonequinho. Como eu não tenho o cortador de boneco, fiz estrelas e corações, porque o que importa é ficar bonito e gostoso. Rs

Acho a ideia de fazer estes biscoitos de gengibre em formato de boneco são ótimas para pedir a ajuda da criançada na hora de enfeitá-los. Para isso você pode fazer um glacê real ou comprar pronto, usar corantes alimentícios de diversas cores e deixar a criatividade rolar.

Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal

Se quiser fazer o Glacê Real a Dani Noce tem uma receita bem legal. Receita de Glacê Real da Dani Noce.

Eu acabei fazendo os meus gingerbreads mais fininhos, mas originalmente eles são grossos. Então na hora de abrir, pode deixá-los com mais ou menos 5mm que eles ainda irão crescer um pouco no forno.

Também testei com eles mais crocantes, mas não achei que a textura ficou boa, então coloquem o bicarbonato que será melhor. Se você não tiver o bicarbonato, use fermento quimico, mas neste caso coloque metade da medida.

Veja também:

Cinnamon Roll – Um pãozinho doce super macio. Perfeito para o Natal

Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal

Receita de Gingerbread ou Biscoitos de Gengibre de Natal

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de chá de noz moscada ralada na hora
  • 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara de melado ou glucose de milho (originalmente melado)
  • 1 colher de café de extrato de baunilha ou 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, peneire a farinha, o gengibre e a canela. Junte a noz moscada e o bicarbonato. Misture bem e reserve.

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade média até que a manteiga fique esbranquiçada. Junte o ovo, o melado e a baunilha. Bata até incorporar.

Diminua a velocidade da batedeira e comece a colocar a farinha, colher por colher. Quando estiver homogêneo, divida a massa em 4 partes e embrulhe em papel filme. Leve para a geladeira por uns 30 minutos.

Coloque uma das partes da massa na bancada enfarinhada, cubra com uma folha de papel manteiga e abra a massa com a ajuda de um rolo de massa. Abra em uma espessura de 4 a 5 mm.

Corte os biscoitos com um cortador e coloque-os em uma forma forrada com papel manteiga e untada. Leve ao forno preaquecido a 180 °C de 10 a 15 minutos. Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar.

Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal

Deixe seu comentário