O Natal está chegando, e nada melhor que aquele cheirinho de Natal que sai das cozinhas nesta época. Por isso resolvemos começar nossa temporada de Receitas de Natal com este Gingerbread, aqueles biscoitos de gengibre de natal super tradicionais.

Normalmente o que vemos é o Gingerbread Man, que é aquele biscoito em formato de bonequinho. Como eu não tenho o cortador de boneco, fiz estrelas e corações, porque o que importa é ficar bonito e gostoso. Rs

Acho a ideia de fazer estes biscoitos de gengibre em formato de boneco são ótimas para pedir a ajuda da criançada na hora de enfeitá-los. Para isso você pode fazer um glacê real ou comprar pronto, usar corantes alimentícios de diversas cores e deixar a criatividade rolar.

Se quiser fazer o Glacê Real a Dani Noce tem uma receita bem legal. Receita de Glacê Real da Dani Noce.

Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal
Receita de Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal

Eu acabei fazendo os meus gingerbreads mais fininhos, mas originalmente eles são grossos. Então na hora de abrir, pode deixá-los com mais ou menos 5mm que eles ainda irão crescer um pouco no forno.

Também testei com eles mais crocantes, mas não achei que a textura ficou boa, então coloquem o bicarbonato que será melhor. Se você não tiver o bicarbonato, use fermento químico, mas neste caso coloque metade da medida.

Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal - feito com gengibre e especiarias.
Receita de Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal

Receita de Gingerbread ou Biscoitos de Gengibre de Natal

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de chá de noz moscada ralada na hora
  • 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara de melado ou glucose de milho (originalmente melado)
  • 1 colher de café de extrato de baunilha ou 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o gengibre e a canela. Junte a noz moscada e o bicarbonato. Misture bem e reserve.
  2. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade média até que a manteiga fique esbranquiçada. Junte o ovo, o melado e a baunilha. Bata até incorporar.
  3. Diminua a velocidade da batedeira e comece a colocar a farinha, colher por colher. Quando estiver homogêneo, divida a massa em 4 partes e embrulhe em papel filme. Leve para a geladeira por uns 30 minutos.
  4. Coloque uma das partes da massa na bancada enfarinhada, cubra com uma folha de papel manteiga e abra a massa com a ajuda de um rolo de massa. Abra em uma espessura de 4 a 5 mm.
  5. Corte os biscoitos com um cortador e coloque-os em uma forma forrada com papel manteiga e untada. Leve ao forno preaquecido a 180 °C de 10 a 15 minutos. Retire do forno e coloque em uma grade para esfriar.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal
Receita de Gingerbread Biscoito de Gengibre de Natal

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

30 Comments

  1. Olá, em que momento eu coloco a mistura de especiarias?
    Obrigada!

  2. Boa noite, gostaria de saber se posso substituir o gengibre em pó pelo gengibre ralado. Faz muita diferença?! Qual seria a quantidade?! Obrigada e pretendo fazer logo essa receita.

    • Oi Aline, o em pó tem um sabor um pouco diferente e potencializa o sabor. Você pode sim utilizar o fresco, pode ser que ele deixe um pouco de fibra no biscoito, então eu ralaria uma boa quantidade e iria espremer para retirar somente o liquido. A quantidade vai depender do quanto vc gosta mesmo. Ah e por ser liquido, pode ser que você precise ajustar um pouco a farinha.

  3. Olá, no lugar do melaço ou glicose, pode colocar mel? Se sim, qual a quantidade?

    • Oi Ana. Pode sim. Vai dar o sabor do mel no biscoito e fará a função do melado ou da glucose. Espero que goste dos biscoitos.

  4. Ola gostaria de saber se dar pra fazer na batedeira comum? Porque todas receitas dessa massa so se fala de bater na planetarria com o batedor raquete.

    • Olá. Eu fiz na batedeira comum e deu certo sim. Pedem a planetária com a raquete, pois é uma massa mais densa, e que leva um tempo maior batendo. Faça o teste. =)

    • Oi Fabíola. Não. Ela precisa ficar bem macia. Quando acontece isso, vc pode adicionar um pouco mais de melado ou glucose. O ideal é ir colocando a farinha aos poucos e parar se perceber que tá passando do ponto.

  5. Olá, Amanda! Será que vc poderia me dizer a quantidade de manteiga em gramas, por favor? Ainda não abri a massa, mas acho que me excedi na quantidade de manteiga…ela ficou bem brilhante e pegajosa, antes da refrigeração, a sua fica também? Obrigada!!!

    • Olá Mariana. Aproximadamente 45g. Ela não fica pegajosa, fica bem macia e fácil de manipular. Se ficar muito pegajosa, vc não consegue abrir direito. Nestes casos você pode colocar um pouco mais de farinha até chegar no ponto.

  6. Bom dia. Amei sua receita por quanto tempo posso guardar o biscoito. Tenho encomendas para o natal e vou deixar pra decorar próximo. Só que preciso já ter os biscoitos.

    • Oi Luciana. Eu nunca fiz na mão, só na batedeira. Acredito que pelo menos a primeira parte seria bom que fizesse com um fouet ou mixer de mão.

  7. 5 stars
    Oi Amanda, vc acha que posso substituir alguma coisa no lugar do gengibre? Infelizmente meu marido não gosta 🥺

    • Oi Josie. Este biscoito é de gengibre, então não teria outra coisa pra colocar no lugar. Vc pode tentar fazer sem gengibre que as demais especiarias já darão sabor ao biscoito, mas não será um Gingerbread =)

Write A Comment