fbpx
BeberibeCanoa QuebradaCumbucoFortaleza

O que fazer em Fortaleza e arredores

O que fazer em Fortaleza, capital do Ceará e a quinta maior cidade do Brasil?

Fortaleza conta com um repertório de atrações turísticas enorme e os arredores da cidade também. Na hora de montar um roteiro para esta viagem é preciso ter em mente quais são as possibilidades e planejar para que nada fique de fora.

Vamos ser sinceros, o estado do Ceará impressiona pela variedade de atividades, belezas naturais, calor, brisa do mar, música nordestina, artesanato, cultura, gastronomia e a contagiante alegria do povo.

Para nós, tudo que listamos abaixo vale a pena conhecer, desde as praias paradisíacas até a intensa programação cultural.

Confira as ofertas de Hotéis em Fortaleza

O que fazer em Fortaleza - Passeio de Buggy
O que fazer em Fortaleza – Passeio de Buggy
As melhores praias de Fortaleza e arredores
Águas Belas

O que fazer em Fortaleza e arredores

As melhores praias de Fortaleza e arredores

Depois de sete dias explorando Fortaleza e arredores, nós selecionamos as melhores praias que conhecemos para compartilhar aqui.

Já adianto que as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe não estão nessa lista por serem impróprias para banho. Ok?

O litoral cearense conta com diversos tipos de praia. Das que contam com infraestrutura completa para passar o dia, até mais desertas com refrescantes piscinas naturais.

– Cumbuco

Nossa primeira indicação é a praia de Cumbuco, localizada no município de Caucaia, a 35 km de Fortaleza, no litoral oeste do Ceará.

Essa é uma das praias mais completas do estado. Nela é possível fazer passeios de cavalo, jet-ski, caiaque, banana-bout, buggy, quadricilo. Dá para ir nas dunas, praticar kitsurfe, windsurfe, nadar nas lagoas, fazer esquibunda, toboágua, tirolesa, andar de jangada. E obviamente, curtir uma deliciosa praia, né?

Se puder, não deixe de fazer o passeio de buggy, pois ele é um dos mais emocionantes do Ceará.

O que fazer em Fortaleza - Praia de Cumbuco
Praia de Cumbuco

– Águas Belas

A segunda indicação fica um pouco mais distante, no município de Cascavel, a cerca de 1 hora de carro de Fortaleza. A praia de Águas Belas foi a nossa favorita da viagem para Fortaleza.

É uma praia paradisíaca, tranquila, com águas quentes, relaxantes e azuis, além de ser praticamente deserta. Também há uma deliciosa piscina natural,  formada pelo encontro do mar com rio Malcozinhado.

Vale muito a pena conhecer!

O que fazer em Fortaleza - Águas Belas
Águas Belas

– Morro Branco

A terceira indicação fica localizada a 85 km de Fortaleza. A praia do Morro Branco tem um cenário recheado de dunas e um impressionante labirinto de falésias coloridas à beira mar.

Também está na lista das melhores praias do Brasil segundo o site do TripAdvisor.

Para chegar até Morro Branco nós fizemos o passeio de 3 praias em 1 dia, que nós deu a oportunidade de conhecer também a praia de Canoa Quebrada e Praia das Fontes.

O que fazer em Fortaleza - Morro Branco
Morro Branco

– Canoa Quebrada

A última e não menos importante indicação é a praia de Canoa Quebrada. Localizada na cidade de Aracati, a cerca de 200 km de Fortaleza, é uma das praias mais agitadas e de fama internacional do Ceará desde a década de 70.

Banho de mar e piscinas naturais são alguns dos atrativos da região. Para quem estiver com um pouco mais de tempo pode aproveitar os passeios de buggy, jangada, kitsurf ou parapente. Além disso uma das paradas obrigatórias é no símbolo de Canoa Quebrada, a lua e a estrela esculpidas na falésia.

É possível conhecer o básico em uma visita de bate e volta, mas o ideal é pernoitar pelo menos 2 noites.

Leitura recomendada: Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes

Canoa Quebrada no Ceará
Canoa Quebrada no Ceará

Melhores passeios em Fortaleza e arredores

– Dragão do Mar

O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar é um dos atrativos mais interessantes para conhecer no Ceará.

São 14.5 mil metros quadrados de área com bares, restaurantes, cafés, galerias de arte, lojas de artesanato, teatros, museus, exposições, cinema e o planetário. Lá nós vimos uma maneira inteligente de difundir a arte e a cultura em Fortaleza.

Você será surpreendido com a quantidade de coisas para fazer, muitas com preços simbólicos e algumas até gratuitas.

Leitura recomendada: Dragão do Mar em Fortaleza – Centro de Arte e Cultura

O que fazer em Fortaleza - Dragão do Mar
O que fazer em Fortaleza – Dragão do Mar

– Passeio Público

O Passeio Público em Fortaleza fica na Praça dos Mártires. Ela foi planejada em 1891 e é considerada a praça mais antiga da cidade e do estado do Ceará.

Eu e a Amanda gostamos muito do Passeio Público em Fortaleza. A vista para o mar é incrível, a música é boa e aos sábados serve uma feijoada deliciosa.

Leitura recomendada: Passeio Público em Fortaleza

O que fazer em Fortaleza - Passeio Público
O que fazer em Fortaleza – Passeio Público

– Mercado Central

Se você é do time que gosta de comida como a gente, você precisa incluir o Mercado Central no seu roteiro de viagem.

Lá você vai encontrar de tudo um pouco. Tem lembrancinhas, artesanatos, produtos locais e muita comidinha autêntica do Ceará.

Informações:

Mercado Central em Fortaleza
Foto © Shutterstock



Booking.com

– Passeio de barco pela orla

Os passeios de escuna saem por volta das 16h e nele é possível conhecer toda orla de Fortaleza, prestigiar o por do sol em alto mar, e ver o acender das luzes da Av. Beira Mar.

São 2 horas de passeio e 30 minutos de parada para um mergulho gostoso e refrescante. Na embarcação há um bar que vende snacks e bebidas.

Informações:

  • Endereço: Av. Beira Mar, 4.293 – Fortaleza
  • Contato: (85) 3263-3566 / 3082-8420

Leitura recomendada: Passeio de barco em Fortaleza – Veleiro Philosophy

O que fazer em Fortaleza - Passeio de Barco pela Orla
O que fazer em Fortaleza – Passeio de Barco pela Orla

– Mercado do Peixe

Para quem vai a Fortaleza, não pode deixar de conhecer o Mercado do Peixe. Lá você pode comprar peças frescas de peixes e frutos do mar com ótimos preços.

É possível comprar para consumir na hora ou para levar para casa.

Caso vá comer lá, você escolhe a peça e a barraca prepara sua compra por um valor bem acessível. Já para levar para casa, eles embalam de uma maneira que dê para despachar no avião sem problemas.

Informações:

  • Endereço: Av. Beira Mar, 3998 – Meireles
  • Horário: Segunda a segunda, de 6h às 22h
Mercado dos Peixes
Mercado dos Peixes

– Beach Park

O Beach Park é considerado um dos maiores complexos de diversão do Brasil. Ele fica localizado a menos de 30 km de Fortaleza, na cidade de Aquiraz, bem de frente para o mar.

Tem uma estrutura de mais de 200.000 m², dividido entre os atrativos do Parques, os Resorts e o hotel.

O Beach Park é indicado para todas as idades, com diversas atrações para crianças e adultos. São diversas piscinas, brinquedos e toboáguas, das mais radicais as mais tranquilas.

Informações:

  • Endereço: R. Porto das Dunas, 27344
  • Funcionamento: As bilheterias abrem às 10h30 e o Parque Aquático funciona das 11h às 17h.
  • Ingressos: Infantil R$ 225 e Adulto R$ 240
Beach Park
Foto © Shutterstock

– Casa de José de Alencar

Acho que todos devem saber quem é o romancista José de Alencar, né? Escritor cearense que nasceu em 1829 e viveu sua infância nesta casa, construída em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, seu pai.

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, desde 1965 é administrada pela Universidade Federal do Ceará.

casa de José de Alencar é um retorno à infância e histórias do romancista e mantém sua construção original e simples.

Informações:

  • Horário: Segunda a Sexta das 8h às 17h e Sábados, Domingos e Feriados das 8h às 15h
  • Endereço: Av. Washington Soares, 6055 – Messejana – Fortaleza
  • Ingresso: Gratuito
  • www.casajosedealencar.ufc.br

Leitura recomendada: Casa de José de Alencar – Riqueza cultural do estado do Ceará

Casa José de Alencar
Casa José de Alencar
Um guia com as mehores atrações para curtir em Fortaleza e arredores. Seleção de praias, passeios culturais, atividades no centro e o famoso Beach Park.
Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

7 Comentários

  • Meninas, esse post caiu como uma luva porque vamos para Fortaleza em julho desse ano! Já anotei todas as dicas, a única coisa que não consigo decidir é se vale a pena ir no beach park… morro de vontade de conhecer mas o valor do ingresso me parece um absurdo. Vale?

  • Eloah, show demais seu post. Ainda não conheço Fortaleza e estou planejando para ainda este ano. Quantos dias considera o mínimo para ficar na cidade? Quero combinar com Jeri. Obrigada e parabéns pelo blog.

  • Nunca fui a Fortaleza, mas falam que é uma maravilha! Adorei suas dicas, foram super bem explicadas. Dá para montar um roteiro fácil para visitar esse pedaço de paraíso no nordeste!

  • Só dicas maravilhosas! Acho que a combinação da expectativa culinária da Amanda e o espírito aventureiro da Eloah são uma ótima mistura! Canoa quebrada e Dragão do Mar são 2 tours que não posso perder na minha visita! Bjo, qjo

  • Uau!! Quinta cidade do Brasil? Não sabia! Só passo passo por Fortaleza de passagem. Preciso voltar e conhecer melhor!

  • Adorei as dicas do que fazer em Fortaleza, Eloah. Eu ainda não conheço, mas gostaria muito de ir. A região de Canoa Quebrada me parece lindíssima. Está na minha lista de desejos.

Deixe uma resposta



Booking.com