Muitos acompanharam a minha Saga do Levain lá no Instagram e viram que foi uma loucura para conseguir criar um Fermento Natural para que eu pudesse fazer os meus pães caseiros do jeito que eu mais gosto. E um destes pães era o Pão Italiano com Fermentação Natural.

Eu adoro Pão Italiano, por dentro super macio e levemente azedo com a casquinha durinha por fora. O problema é que sempre que compro Pão Italiano acho eles super secos e muito duros.

Por isso pesquisei bastante até chegar a uma receita que ficasse exatamente como eu gosto, e o melhor: Com o meu querido Fermento Natural.

Claro que se você não quiser criar o seu fermento, você pode usar o biológico. A durabilidade do pão será outra e é claro que o resultado ficará um pouco diferente, mas isto não é problema não é mesmo?!

Receita de Pão Italiano com Fermentação Natural
Receita de Pão Italiano com Fermentação Natural

Para que o seu Pão Italiano com Fermentação Natural fique perfeito, você precisa prestar atenção aos detalhes e ter familiaridade com pães caseiros. Não por ser difícil de fazer, mas porque fazer pão é uma arte, principalmente com o Levain. Você precisa sentir a massa e ter certeza que ela esta boa para ir ao forno. E este feeling nós pegamos com a prática. Não tem jeito.

Receita de Pão Italiano com Fermentação Natural
Receita de Pão Italiano com Fermentação Natural

Pão Italiano com Fermentação Natural

Ingredientes

  • 350 a 450 g de farinha de trigo
  • 150 g de fermento natural ou 1 tablete de fermento biológico fresco
  • 200 ml de água morna (quase fria)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo

  1. Misture o fermento natural, 350g da farinha, a água e o azeite em uma tigela grande.
  2. Se for usar a batedeira, use o gancho e bata em velocidade baixa até misturar bem, adicione o sal e depois aumente para a velocidade média.
  3. Bata por mais uns 10 minutos, até que vire uma massa homogênea e elástica que não grude nas mãos. Se achar necessário adicione um pouco mais de farinha aos poucos. E continue batendo.
  4. Se for sovar na mão, use a água em temperatura ambiente e sove de 15 a 20 minutos em uma bancada enfarinhada. Até que a massa fique elástica e não grude nas mãos.
  5. Unte uma tigela grande com azeite, forme uma bola com a massa e coloque na tigela. Passe um pouco de azeite por cima da massa, cubra com papel filme e deixe crescer por 1h30.
  6. Após este período, modele o pão no formato desejado (eu prefiro em bola), coloque em uma forma ou panela de ferro enfarinhada, cubra com papel filme e deixe fermentar por 6h. Se usar o fermento biológico 2h serão suficientes.
  7. Preaqueça o forno a 200˚C por pelo menos 20 minutos, e coloque uma pequena forma com água fervente para criar vapor dentro do forno.
  8. Polvilhe um pouco de farinha por cima do pão, faça um corte no formato que gostar.
  9. Leve o pão italiano para o forno por 45 minutos (se usar a panela esta primeira etapa é tampada). Diminua a temperatura para 180˚C (destampe a panela) e asse por mais 30 minutos. Se gostar do pão mais escuro deixe por mais tempo.
  10. Retire do forno e espere esfriar antes de cortar.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso
Balança Digital
Balança Digital
Alexa
Alexa

Receita de Pão Italiano com Fermentação Natural
Receita de Pão Italiano com Fermentação Natural

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

10 Comments

  1. GUNTHER FURTADO Reply

    Olá. Gostei da sua receita. Vou experimentar. Fiquei com dúvidas sobre os 150g de fermento: é refrescado usando a mesma proporção de água e farinha? essas quantidades devem ser retiradas das quantidades da massa?
    Abraços!

    • Olá Gunther. Sim os 150 g de fermento natural já refrescado na proporção que você citou, e você não precisa retirar a quantidade da massa. Espero que goste do resultado.

  2. Ola, posso depois de da primeira fermentação de 1 hora e meia, deixar por 24 fermentando na geladeira? Se sim, devo aguardar quanto tempo para assar o pão?!

    • Olá Daniella. Eu sinceramente nunca fiz este teste. Pode ser que dê certo sim. Na hora que você retirar o pão da geladeira, acenda o forno e espere uns 30 minutos antes de colocar o pão para assar. Este tempo é bom para que o forno e o pão cheguem na temperatura ideal.
      Caso você queira saber mais sobre a longa fermentação dê uma olhada neste post: https://www.marolacomcarambola.com.br/pao-rustico-sem-sova/
      Espero ter ajudado e depois me conte se deu certo ou não. Vou adorar saber.

    • Oi Jorge. No passo 2. Depois da primeira misturada dos ingredientes, você já pode adicionar.
      Em algumas receitas, eu misturo, espero uns 10 minutos e depois coloco. Tb funciona.

  3. Oi Amanda, diz com fermento natural, deixa a segunda fermentação 6hiras na geladeira ou fora?

    • Oi Sérgio. Aqui deixei fora da geladeira, porém era um dia com o clima mais fresco. Você pode deixar na geladeira e ir acompanhando a evolução da fermentação.

  4. Sergio, Estou atrás de um.pao italiano com gosto azedinho, o que nao tenho encontrado. Pesquisei e testei várias receitas. A gente consegue uma textura e aparência iguais aos tradicionais paes italianos, alias, nao encontro esse gosto nem nas tradicionais padarias do Bixiga, Brás…as vezes encontro esse sabor nos paes do Extra supermercado. As vezes.
    Mas nao consigo o sabor azedo,mesmo utilizando fermento Levain. Estamos terminando um Levain com caldo de cano. Amanhã vamos assar essa massa.
    Consegue me.ajudar???

    • Olá Joel. Sei que este sabor azedinho vem da fermentação, mas não sei te dizer exatamente como chegar nele. Os primeiros pães que fiz com o levain ficaram assim, mas depois de um tempo de maturação do fermento, eles perderam esta característica. Acredito que possa ser a quantidade e qualidade dos fermentos utilizados, mas como disse antes, não sei te dizer exatamente. Se conseguir me conte como foi? Obrigada, Amanda

Write A Comment