Bolos

Receita de Bolo de Especiarias

Esta é uma Receita de Bolo de Especiarias, delicioso, super fofinho e perfeito para um café da tarde.

No último aniversário da minha irmã mais nova, a Aline – minha eterna Lili, ela me pediu para fazer um bolo de nada, pra tomar com um café. A Lili nunca foi chegada a bolos cheios de cremes, coberturas e recheios, na verdade para ela isso nem é bolo. Rs.

Só que era aniversário né e eu acho que um bolo simples não vale pra comemorar aniversário. Claro que eu como uma irmãzinha linda e super bacana que sou, faria a vontade dela, mas daria aquele toque especial com esta Receita de Bolo de Especiarias.

Como estávamos na casa da minha mãe, eu tinha que me virar com o que ela tinha na despensa e na geladeira. Então peguei meu celular e comecei a pesquisar receitas simples de bolo.

Receita de bolo de especiarias
Receita de bolo de especiarias

Para isto eu precisava basicamente de: farinha, leite, manteiga, ovos e fermento. Ufa, ela tinha tudo!

Daí foi só dar mais uma olhadinha pra ver que ela tinha um monte de especiarias que combinadas ficariam maravilhosas num bolo – canela, cravo, cardamomo, anis estrelado e nós moscada. Ainda bem que minha irmã gosta de especiarias, e ADOROU o bolo!

Agora vamos a receita de bolo de especiarias do aniversário da minha irmã!

Receita de bolo de especiarias
Receita de bolo de especiarias

Receita de Bolo de Especiarias

 

fácil 1 bolo médio 45 minutos

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional)
  • 1 colher de sobremesa (rasa) de fermento em pó
  • 3 colheres de sopa (generosas) de manteiga sem sal – temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • suco de 1/2 limão
  • Especiarias:
    Use as que mais gostar, eu usei estas e ficou delicioso, com certeza somente cravo e canela também ficaria ótimo.
    – 4 cravos
    – 3 sementes de cardamomo
    – 1 pedacinho de anis estrelado
    – 1 colher de chá de canela em pó
    – 1 colher de café de nós moscada

Coloque as especiarias (cravo, cardamomo e anis) em um pilão e macere bem. Depois basta passar por uma peneira para tirar os grãos maiores. Você também pode usar um mini processador.

A função do bicarbonato nesta receita, é somente de dar cor ao bolo. Ele intensifica a cor do açúcar mascavo, deixando o bolo com um belo tom caramelo.

Modo de preparo

  1. Na tigela da batedeira, misture a farinha e os açucares, junte a canela, as especiarias já maceradas e a nós moscada. Adicione a manteiga e misture bem até ficar homogêneo.
  2. Misture o suco de limão com o leite e junte a massa. Adicione os ovos. Bata em velocidade média por alguns minutos até que tudo se misture – a massa ficara talhada por conta do limão com o leite, não se preocupe que é assim mesmo.
  3. Coloque o fermento e misture delicadamente com a ajuda de uma colher ou espátula. Coloque em uma forma untada previamente e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido a 180 ºC de 35 a 40 minutos.
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta