Em muitas preparações nós utilizamos algum tipo de caldo, também conhecido como fundo. E sempre será muito melhor se nós fizermos a Receita de Caldo de Frango Caseiro. E foi pensando nisso, que nós resolvemos começar a postar aqui várias receitas de caldos caseiros.

Esta Receita de Caldo de Frango Caseiro é infinitamente mais saudável e mais gostoso que aqueles caldos prontos em cubos. Isto porque nós só vamos utilizar ingredientes naturais, e poderemos adicionar os sabores que gostamos.

Uma das coisas que gosto muito de preparar caldos caseiros, é porque é uma forma de utilizar os ingredientes inteiros, cascas, carcaças, sementes. Tudo é bem vindo.

Receita de Caldo de Frango Caseiro
Receita de Caldo de Frango Caseiro – Foto: Shutterstock

Nesta Receita de Caldo de Frango Caseiro, utilizei a carcaça do peito do frango. Se você quiser, você pode utilizar coxa, sobrecoxa, asinhas e etc. Eu geralmente uso o peito, pois compro o peito com osso e guardo a carcaça para esta finalidade.

Num geral a receita é muito fácil, basta juntar tudo em uma panela grande, cozinhar por bastante tempo e pronto! É só coar e guardar para o uso.

Receita de Caldo de Frango Caseiro
Receita de Caldo de Frango Caseiro – Foto: Shutterstock

Uma outra dica bem interessante, é ir guardando cascas de legumes, talos e carcaças em um saco no congelador. E quando precisar de um caldo rápido, basta jogar tudo na panela, cobrir com água e continuar o preparo.

Receita de Caldo de Frango Caseiro
Receita de Caldo de Frango Caseiro – Foto: Shutterstock

Receita de Caldo de Frango Caseiro

Ingredientes

  • carcaça de 1 peito de frango ou 1 coxa com sobrecoxa
  • 2 litros de água gelada
  • 1 cebola grande com casca cortada ao meio
  • 1 talo de salsão com as folhas picado
  • 1 cenoura grande cortada grosseiramente
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 folhas de louro
  • ramos de ervas frescas (manjericão, dill, alecrim, tomilho – as que tiver)
  • ramos de salsinha e cebolinha
  • um punhado de grãos de pimenta do reino preta, verde, branca

Modo de preparo

Em uma panela grande e funda, coloque todos os ingredientes e cubra com a água.

Leve para o fogo bem baixo e tampe. Deixe cozinhar por pelo menos 2 horas. A cada meia hora, aproximadamente, com a ajuda de uma colher, vá retirando a espuma que irá se formar ma parte de cima.

Depois do período de cozimento, desligue o fogo e espere amornar. Passe o caldo de frango por uma peneira, e deixe em um pote de vidro até esfriar.

Após este período, uma camada de gordura ficará na parte de cima. Você pode retirar com a ajuda de um papel toalha ou uma colher.

Guarde na geladeira por até uma semana, ou congelado por até 30 dias.

A Alessandra do blog Pilotando um Fogão tem uma dica super bacana para congelar. Dá só uma olhada na receita dela.

Receita de Caldo de Frango Caseiro
Caldo de Frango Caseiro

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Escreva um comentário