fbpx
Pastas, molhos e patês

Receita de Patê de Alho com Alecrim

Vai receber a família ou os amigos para um café da tarde? Que tal oferecer um delicioso Patê de Alho com Alecrim super gostoso e faz um super sucesso?

Esta receita de patê de alho é realmente bem fácil de fazer, combina muito com um bom pão caseiro, com biscoitinhos salgados, palitinhos de legumes e até pra acompanhar aquele churrasco.

A base dele é a famosa maionese de leite caseira. Eu prefiro a maionese de leite para usar de base para vários tipos de patês e pastinhas. Isto porque acho que o sabor é mais suave que a da maionese de ovo, e você certamente não corre o risco do seu patê de alho com alecrim estragar por ficar um tempo maior fora da geladeira.

Claro que se você quiser fazer com o ovo não tem problema nenhum. É só substituir o leite pelo ovo. Geralmente eu uso 1 ovo + 1 gema para uma receita de maionese.

Receita de Patê de Alho com Alecrim
Receita de Patê de Alho com Alecrim

Esta receita de patê de alho com alecrim eu fiz com o alecrim fresco, e dá pra fazer com o desidratado. Ele não ficará exatamente igual, mas fica muito bom também.

Já o alho, precisamos ter cuidado com o miolinho, principalmente se estiver esverdeado. É ele que dá aquela picância bem forte e que não é gostosa, e também é responsável pelo amargor que as vezes encontramos nos patês de alho.

Por conta disso, aconselho a retirar este miolo, assim você consegue usar mais dentes de alho, dar um sabor mais marcante porém mais agradável ao patê de alho.

Receita de Patê de Alho com Alecrim
Receita de Patê de Alho com Alecrim

Receita de Patê de Alho com Alecrim

fácil 300 g  10 minutos

Ingredientes

  • 100 ml de leite integral gelado
  • 1 colher de sobremesa de vinagre
  • até 5 dentes de alho
  • sal a gosto
  • 1 ramo de alecrim fresco (somente as folhas)
  • o quanto baste de óleo de girassol
  • 3 colheres de sopa de creme de ricota

Modo de Preparo

  1. Corte os dentes de alho ao meio e retire o miolo esverdeado. Reserve.
  2. No copo do liquidificador ou no mixer, coloque o leite. Bata por alguns segundos, até espumar. Junte o vinagre e o sal e bata por mais alguns segundos.
  3. Coloque metade dos dentes de alho e bata por mais alguns instantes.
  4. Batendo constantemente em velocidade baixa, vá adicionando o óleo em fio. Até que ele emulsifique, dobre de tamanho.
  5. Prove para saber se já esta com o sabor do alho que deseja. Junte o alecrim e o restante do alho (se necessário).
  6. Volte a colocar o óleo em fio e bata até que chegue na consistência desejada.
Receita de Patê de Alho para Churrasco
Receita de Patê de Alho com Alecrim
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola