fbpx
Massas e Molhos

Receita de Ravioli de Abobrinha com Molho de Tomate Assado

Já que estamos em época de abobrinha e ela fica muito mais barata e muito mais saborosa, fizemos esta Receita de Ravioli de Abobrinha, recheado com 4 tipos de queijo e um molho super fácil de tomate assado.

Nós fizemos este Ravioli de Abobrinha com Cottage mas é muito comum você encontrar receitas de ravioli de abobrinha com ricota. E, se for o caso, é claro que você pode usar a ricota nesta receita.

Para quem faz dieta Low Carb esta é uma receita ótima, pois a abobrinha substitui a massa do ravioli, e o recheio pode ser feito com o que você quiser.

A minha sugestão é uma mistura de cottage, gorgonzola, queijo cremoso e parmesão. Onde você pode utilizar somente o cottage com um pouco de azeite e orégano, ou uma ricota bem temperada com ervas desidratadas, também fica muito bom com frango desfiado.

Receita de Ravioli de Abobrinha com queijo e molho de tomate assado
Receita de Ravioli de Abobrinha

A ideia aqui é que você consiga utilizar um legume tão comum no nosso dia a dia como a abobrinha, e transformá-lo em um prato delicioso, requintado e super interessante.

O molho é feito com tomates assados, o que facilita demais o preparo do prato. Basta colocar tudo em uma assadeira e levar para o forno enquanto você monta o ravioli de abobrinha. Depois é só colocá-los no forno por cima do molho e deixar assar por uns 15 minutos.

A receita de ravioli de abobrinha pode até parecer complexa, mas te garanto que não é. É bem fácil de fazer e tenho certeza que você vai gostar demais e vai colocar o ravioli de abobrinha no seu cardápio da semana.

Se você tiver qualquer dúvida é só deixar nos comentários que eu respondo rapidinho.

Receita de Ravioli de Abobrinha com queijo e molho de tomate assado
Receita de Ravioli de Abobrinha

Receita de Ravioli de Abobrinha com Molho de Tomate Assado

Ingredientes

Para o molho

  • 1 xícara de tomates grape inteiros (cerca de 20 unidades)
  • 1 tomate italiano picado
  • 1 cebola pequena em rodelas
  • 1 dente de alho fatiado
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de orégano
  • 1 ramo de manjericão fresco
  • 1 pitada de pimenta calabresa (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto

Para o Ravioli de Abobrinha

  • 1 abobrinha média
  • 1 xícara de queijo cottage ou ricota (200g)
  • 1 colher de sopa queijo gorgonzola (20 g)
  • 1 colher de sopa de parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de requeijão cremoso
  • azeite extra virgem
  • parmesão ralado para polvilhar
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC.
  2. Em um refratário médio, coloque os tomatinhos, o tomate italiano picado, a cebola e o alho.
  3. Tempere com o vinagre balsâmico, o sal, pimenta do reino, orégano e a pimenta calabresa. Regue com o azeite, misture bem. Leve ao forno preaquecido a por 15 minutos. Retire, dê uma leve mexida, cuidado para não quebrar os tomatinhos.
  4. Enquanto aguarda o molho no forno, faça os raviolis de abobrinha.

Ravioli de Abobrinha

  1. Fatie a abobrinha no sentido do comprimento com fatias bem finas. Use um mandoline ou o descascador de legumes. Ajuda bastante.
  2. Coloque algumas folhas de papel absorvente em cima da bancada, e disponha as fatias de abobrinha lado na lado em cima do papel.
  3. Polvilhe um pouco de sal e deixe descansar por 15 minutos. Este processo fará com que as abobrinhas desidratem e fiquem maleáveis para que você possa montar os raviolis.
  4. Enquanto isso, misture os queijos em uma tigela, eles serão o recheio do ravioli de abobrinha. Tempere com pimenta do reino.
  5. Pegue outra folha de papel absorvente e pressione por cima das fatias de abobrinha, você vai perceber que elas perderam bastante líquido.
  6. Agora vem a montagem. Para cada ravioli você usará 4 fatias de abobrinha. Em uma tábua, coloque duas fatias formando uma cruz, por cima coloque as outras duas fatias formando um xis.
  7. No centro, coloque uma colherada generosa do recheio. Feche as duas primeiras fatias intercalando os lados e depois as outras duas.
  8. Coloque os raviolis, com a abertura para baixo, no refratário por cima do molho.
  9. Regue com azeite, pimenta do reino e um pouco de parmesão ralado. Distribua algumas folhas de manjericão, mas guarde o restante para a hora de servir.
  10. Leve o Ravioli de Abobrinha para o forno por uns 15 minutos.
  11. Sirva com as folhas de manjericão reservadas e o molho de tomates assados.

Veja Também: Receita de Espaguete de Abobrinha da Rosi do Blog Monta Encanta.

Receita de Ravioli de Abobrinha com queijo e molho de tomate assado
Receita de Ravioli de Abobrinha com queijos e molho de tomate assado
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com