Esta salada de cogumelo enoki é perfeita para os dias mais quentes, e também uma excelente opção de entrada. Super leve, fácil de fazer e fica pronta muito rápido.


Esta é uma daquelas receitas tão fáceis de fazer e tão simples que a gente nem acredita que são tão saborosas.

O toque especial dela é este cogumelo enoki que recebi da União Fungo Shop. Ele é bem delicado e possui um sabor e uma textura bem diferente dos outros cogumelos. E para dar um sabor bem oriental a esta salada de cogumelo eu finalizei com algumas gotas e óleo de gergelim torrado.

O cogumelo enoki é muito simples de preparar, para cozinhá-lo é só coloca-lo em água fervente por 1 minutos e pronto! Já estão cozidos e prontos para temperar.

Receita de Salada de Cogumelo Enoki
Receita de Salada de Cogumelo Enoki

Eu escolhi alho, gengibre e pimenta dedo de moça para temperar esta salada, mas certamente ficaria ótimo somente com o alho, por exemplo. Um toque de limão também daria um ótimo sabor pra este prato. Já que traria a acidez que tanto gostamos nas saladas. 

Também acredito que ela ficaria muito boa com o shimeji, mas o modo de preparo seria um pouco diferente. Primeiro você vai levar uma panela com água para ferver. Depois vai colocar o cogumelo shimeji já solto nesta panela e deixar cozinhar por 2 minutos. Escorrer e colocar o cogumelo em uma tigela com água gelada. Depois é só escorrer, montar a salada de cogumelo e temperar com o molho.

Espero que vocês gostem desta salada de cogumelo enoki e até a próxima receita.

Receita de Salada de Cogumelo Enoki
Receita de Salada de Cogumelo Enoki

Receita de Salada de Cogumelo Enoki

Ingredientes

  • 200 g de cogumelo enoki
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 1 colher de café de açúcar
  • 1/2 pimenta dedo de moça picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1/2 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
  • cebolinha a gosto para finalizar

Modo de preparo

  1. Coloque o cogumelo em uma tigela e cubra com água fervente. Espere um minuto e passe por uma peneira. Arrume os cogulemos no prato que será servido.
  2. Em uma panela pequena, aqueça o azeite e doure o alho. Desligue, junte o shoyu, o gengibre e o açúcar. Misture bem. Acrescente o óleo de gergelim.
  3. Polvilhe a pimenta por cima dos cogumelos e depois vá colocando o molho de alho com a ajuda de uma colher.
  4. Finalize com a cebolinha e sirva em temperatura ambiente ou frio.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Salada de Cogumelo Enoki
Receita de Salada de Cogumelo Enoki

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Write A Comment