fbpx
Bonito

Bonito – Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa

Explorar a trilha e cachoeiras na Estância Mimosa foi um dos passeios em Bonito mais divertidos que fizemos nesta viagem.

Recomendo aproveitar e conhecer todos os passeios do Grupo Rio da Prata. Todos são surpreendentes e deixou a gente apaixonada. Além da Estância Mimosa, tem a Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata.

Nós tiramos o dia para aproveitar exclusivamente as atividades que a Estância Mimosa oferece e valeu muito a pena. Na parte da manhã fizemos o passeio de Trilha e cachoeiras, provamos o incrível almoço da fazenda e no final da tarde, já próximo ao horário do por do sol, fizemos o passeio a cavalo.

Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa
Cachoeira na Estância Mimosa

Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa

A Fazenda da Estância Mimosa

Chegamos bem cedo, mas antes de iniciar o passeio resolvemos conhecer um pouco da Fazenda Estância Mimosa. A estrutura é linda e cheia de detalhes charmosos. Ela foi aberta somente no ano de 2000, e até hoje preza para que suas atividades turísticas sejam sempre realizadas com o mínimo de impacto ambiental.

A Estância Mimosa oferece um delicioso almoço no fogão a lenha, cultiva sua própria horta, vende o melhor doce de leite que já comi na minha vida, além de oferecer 4 opções de passeios em Bonito.

Conhecemos também os jacarés Toni e Hugo. Eles moram na lagoa da fazenda e são praticamente da “casa”. Claro que eles ficam do outro lado do cercado, mas chamam a atenção de quem passa por ali.

Toni e Hugo - os jacarés da Estância Mimosa
Hugo – o jacaré da Estância Mimosa



Booking.com

As cachoeiras da Estância Mimosa

O passeio da Trilha e Cachoeiras é incrível e vale a pena fazer logo no primeiro horário (bem cedinho). Com duração de 3 horas e meia, o guia controla o tempo de permanecia em cada cachoeiras, variando em torno de 20 minutos, algumas valem a pena ficar 40 minutos, mas para isso na próxima provavelmente você vai ficar somente 10 minutos.

Os grupos são formados sempre por no máximo 12 pessoas e o limite de visitantes por dia é de 156. No nosso dia estávamos em 5 pessoas, o que foi excelente. Eu particularmente gosto de grupos enxutos.

Bonito – Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa
Grupo pronto para trilha das cachoeiras

Para iniciar o passeio, nosso guia levou todos até a sala de equipamentos e lá passou as orientações, nos forneceu o colete salva-vidas e todos assinaram um seguro contra acidentes. Para quem não estava com calçado ideal é necessário alugar as botas de neoprene pelo valor de R$ 5.

A caminhada é muito tranquila, mas existem pontos com escadas de madeira para subir e descer e algumas pontes suspensas. Exige atenção nesses trechos. A trilha tem um total de 3.500 metros com muitas cachoeiras, algumas perfeitas para banho e outras apenas para apreciação. Do percurso de 9 cachoeiras, apenas 2 não entramos.

Bonito – Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa
Trecho com ponte suspensa

Cachoeira do Sinhozinho na Estância Mimosa

Para chegar até a Cachoeira do Sinhozinho nós embarcamos em um barco com a ajuda do guia. É importante permanecer sentando durante todo o trajeto, levantar somente quando o barco estiver 100% parado e sair um por vez, também com o auxílio do guia.

Essa cachoeira chama a atenção por conta da lenda do Sinhozinho, um velho curandeiro que viveu nas margens do Rio Mimoso. Ela é perfeita para banho, tem rochas que dá para sentar, relaxar com as quedas d’águas caindo em suas costas.

Cachoeira Sinhozinho - Estância Mimosa
Cachoeira do Sinhozinho

Cachoeira do Desejo na Estância Mimosa

Na sequência conhecemos a Cachoeira do Desejo, uma das experiências mais interessante e divertidas do passeio. Após nadar e atravessar a queda d’água, entramos dentro de uma gruta e é lá que seus desejos podem ser realizados.

Diz a lenda que basta você entrar na gruta, olhar para o lado esquerdo no alto e seu desejo será realizado. Tudo vai depender do desejo de cada um. No nosso caso não deu muito certo, mas vocês só saberão conhecendo a cachoeira.

Ficamos um tempo na formação do lago, curtindo a cachoeira, nadando e relaxando. O fundo dela chega a 2 metros, mas dentro da gruta a profundidade diminui. Vai sem medo, com coragem e quem sabe seu desejo será realizado!

Cachoeira do Desejo - Estância Mimosa
Cachoeira do Desejo

Cachoeira do Sai Andorinha na Estância Mimosa

Ao lado da Cachoeira do Desejo, está a pequena Cachoeira do Sai Andorinha. Eu adorei! Praticamente uma hidromassagem natural, rasa e fácil de chegar.

Como ela é rasa e boa parte do tempo ficamos de pé, vale a atenção por conta das pedras soltas no fundo do rio.

Cachoeira do Sai Andorinha - Estância Mimosa
Cachoeira do Sai Andorinha

Cachoeira do Salto na Estância Mimosa

Esse passeio em Bonito tem cachoeiras para todos os gostos e essa é dedicada para quem gosta de aventura e emoção. Eu e a Amanda nem cogitamos a possibilidade de subir na plataforma para tirar uma foto, quem dirá saltar, né?

Ninguém do nosso grupo pulou. Também, a plataforma de salto com seus 6 metros de altura e a área de banho chegando a 4 metros de profundidade assusta.

Antes de pular, o guia vai entrar na agua para verificar o local e depois comandar os pulos individuais de cada visitante. É proibido pular de ponta ou rodopiando, a orientação é que você sempre pule de pé, com os braços juntos ao corpo e as pernas fechadas. Também não pode subir no corrimão para pular, tomar distância ou correr para saltar.

Cachoeira do Salto - Estância Mimosa
Cachoeira do Salto

Cachoeira do Sol na Estância Mimosa

Na Cachoeira do Sol é recomendado que você saiba nadar ou que você entre de colete salva-vidas. A profundidade está acima de 3 metros, mas é também a com maior área para banho. Existem duas plataformas de embarque.

É excelente para quem gosta de praticar natação!

Eloah e Amanda na Estância Mimosa
Cachoeira do Sol

Cachoeira do Surucuá na Estância Mimosa

Trecho onde você pode remar o bote. Ótimo para relaxar, fotografar, apreciar e sentir a natureza. Como disse, esse passeio tem cachoeiras para todos os tipos de gostos.

Trajeto de Barco na Estância Mimosa - Cachoeiras
Trajeto de Barco

Cachoeira do Mutum na Estância Mimosa

A última para encerrar nossa trilha de cachoeiras na Estância Mimosa. A Cachoeira do Mutum chega a 2 metro de profundidade, com trechos de rochas onde é possível ficar de pé ou sentado.

O nome é em homenagem a uma ave silvestre comum na região da Serra da Bodoquena, o Mutum de Penacho.

Eloah e Amanda na Estância Mimosa
Eloah e Amanda na Estância Mimosa

Almoço na Estância Mimosa

Voltamos na melhor hora do dia, o almoço.

Perfeito. Só isso que preciso dizer. Comida caseira, feita no fogão a lenha, além da deliciosa farofa de cidreira que me deixou apaixonada.

Depois do almoço, não perdemos a oportunidade de raspar o tacho com o melhor doce de leite que já comi na minha vida.

Raspando o tacho de doce de leite
Raspando o tacho de doce de leite

Passeios em Bonito – Quando ir na Estância Mimosa

Esse é um dos passeios em Bonito que pode ser feito durante o ano inteiro, sem preocupação de marcar a viagem e naquele mês em especial encontrar a Estância Mimosa fechada. Não tem melhor ou pior período, mas vai depender das suas expectativas e disponibilidade para conhecer a região.

Durante os meses de dezembro a março, é período de chuvas, então as cachoeiras na Estância Mimosa ficam mais cheias e a vegetação com tons mais esverdeados. Agora se chover muito o passeio pode ser desmarcado.

Já nos meses de maio a agosto, não chove e os rios ficam cristalinos e com muito mais peixes para observação. Nós escolhemos o mês de maio e particularmente achei a época ideal e perfeita para o que buscávamos.

Eloah e Amanda na Estância Mimosa
Felicidade defini

Informações do passeio Trilha e cachoeiras na Estância Mimosa

Duração: 3h30 (três horas e meia)
Preço: R$92,00 (não está incluso o transfer e o almoço)
Endereço: 24 km do centro de Bonito
Dica: Aproveite outras atividades na Estância Mimosa, nós recomendamos o passeio a cavalo.
O que levar: roupa de banho, água, protetor solar, repelente, tênis para trilha e uma troca de roupa e toalha.

– Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Bonito
Passeios em Bonito - na Estância Mimosa é possível conhecer 9 incríveis cachoeiras! Cachoeira do Mutum, do Surucuá, do Salto, do Sinhozinho e muitas outras.
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa hospedagem em Bonito foi uma cortesia do Hotel Pousada Águas de Bonito com apoio da Agência Águas de Turismo e as opiniões expressadas aqui são pessoais sobre nossa experiência vivida no local.

Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta



Booking.com