Tem coisas que parecem muito fáceis de fazer, como cozinhar pinhão, por exemplo, mas existem várias dicas para que eles fiquem perfeitos.

Primeiro você precisa cortar a pontinha do pinhão, isto ajuda você a saber se ele esta bom para consumo, se estiver escuro, pode descartar, se estiver bem branquinho estará perfeito.

Além disso, cortar a ponta do pinhão faz com que ele cozinhe mais rápido e também ajuda na hora de descascar.

Falando nisso, descascar o pinhão é uma tarefa difícil. Hoje já existe uma ferramenta própria para isso. E você encontra facilmente na internet ou em lojas em cidades produtoras de pinhão, como Campos do Jordão.

Como Cozinhar Pinhão
Como cozinhar Pinhão

Como eu não tenho esta ferramenta, acabo descascando com uma faca mesmo. Eu uso uma faca de serra pequena e bem afiada. Corto a base do pinhão e com cuidado faço um corte na lateral da casca, assim ele sai inteiro.

Claro que se a ideia for levar para uma festa junina, por exemplo, você pode deixar que cada um descasque o seu. Lá na casa da minha mãe, sempre tinha pinhão nesta época do ano, e como cada um tinha que descascar o seu, a gente mordia a base e o pinhão saía. Super fácil. O ruim é que a casca é um pouco amarga.

Outra dica muito importante é cozinhar o pinhão sem sal. Ele fica muito mais macio. Depois que eles já estiverem cozidos, é só colocar sal na água e deixar mais alguns minutos.

Receita de Como cozinhar Pinhão
Como cozinhar Pinhão

Como Cozinhar Pinhão

Ingredientes

  • pinhão
  • água
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Separe todos os que estiverem murchos, quebrados ou furados e descarte.
  2. Lave os pinhões em água corrente.
  3. Com uma faca pequena e de serra, corte as pontinhas do pinhão. Se estiver com o centro escuro, pode descartar. O pinhão tem que estar branquinho.
  4. Coloque os pinhões em uma panela de pressão e coloque água suficiente para cobri-los. Lembrando que a panela de pressão só pode ser enchida até a metade.
  5. Feche a panela e leve para fogo médio. Quando pegar pressão, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  6. Espere a pressão sair e abra a panela. Coloque o sal e cozinhe com a panela aberta por mais 10 minutos.
  7. Espere esfriar na própria água.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Como cozinhar Pinhão
Como cozinhar Pinhão

Veja também: Pão com Pinhão do Malas e Panelas

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

21 Comments

  1. Ulrich Lingner Reply

    Pinhão dev ser cozido em panela de pressão por 1 hora. Há um estudo de uma universidade do RS que mostra que 30 minutos não são suficientes para que as substâncias antioxidantes (fenólicos, etc.), contidas principalmente na película que cobre a parte comestivel, migre para esta.

  2. LUCIANA CRISTINA DOS SANTOS Reply

    Geeeenteee!
    O pinhão perfeito exige PACIÊNCIA.
    Cozinhe na pressão SEM SAL por 30 minutos, contados a partir da hora que pega a pressão.
    Deixe descansar durante 12 horas.
    Cozinhe novamente na pressão SEM SAL por mais 30 minutos.
    Só então salgue. Façam, não tem erro!

  3. Paula Chiamenti Reply

    Parabéns pela receita. Bastante detalhada, obrigada.

  4. Sonia Alice Felde Maia Reply

    Pinhão com Bacon na Air Fryer
    Enrolo de um em um, cozido numa tirinha de bacon e com outra tirinha , faço um “pacotinho”. Coloco na air fryer 15 minutos na temperatura maxima . Pronto para servir. Delicioso e sequinho.

    • Humm. Estou ensaiando pra comprar uma Air Fryer. Deve ficar uma delícia desse jeito.

  5. Aqui em casa é feito o pinhão direto, sem abrir nem nada, minha vida toda abri os pinhões com os dentes mesmo KOPASKDOASKD

    • Ah eu também abri, mas muita gente gosta de ter a facilidade de abrir com a faca, principalmente quando vai usar em alguma receita.

  6. Caramba, fiquei um tempão para ver porque entram várias pop-ups, o controle deslizante não funciona direito também. Um tsunami de propaganda.
    Tem de refazer o site, moça. Está ruim demais.

    • Oi Michel. Tem bastante propaganda mesmo, são elas que pagam o site para que ele se mantenha no ar e para que eu continue conseguindo postar receitas gratuitamente pra vcs. Além dos custos de ingredientes para o preparo, ainda tem toda a produção de fotos, textos, testes e a hospedagem do site que custam vários dólares por mês. Infelizmente é isso. Acredito que todos os anúncios tem um botão de fechar bem visível, caso tenha algum que não possui vamos remove-lo. Não sei o que é o controle deslizante que você menciona. Obrigada. Amanda

  7. Renata Rodrigues Reply

    Eu sou carioca e nunca comi pinhão, de tanto ouvi falarem fiquei curiosa, comprei hoje e finalmente vou experimentar. Obrigada pela receita de como fazer, super explicadinho! Seu site é ótimo!

  8. André Pechtel Galbiati Abasto Reply

    Boa Tarde!
    De coração! Parabéns!

    Acabei procurando a receita e encontrei o seu site.
    Dá pra ver o esforço em deixar bem organizado e bonito.

    Na verdade, sempre estamos corridos e eu nem ia escrever… aí passei pelos comentários e mudei de ideia.
    Entramos na internet e vemos tanta gente bacana e esforçada que faz muita coisa bacana e muitas vezes esquecemos de agradecer.

    Por outro lado, sempre tem comentários lixos. De gente que não tem nada para acrescer nem na própria vida, muito menos na vida alheia. Essa gente sempre está com tempo livre para maldizer e criticar, mas nunca para fazer nada de útil, nada de bom.
    Apenas queria lembrar que para cada um desses há outros tantos que usufruem do bom trabalho de pessoas como vocês e muitas vezes acabam não comentando.

    Então, deixo aqui meu agradecimento!!! Desejo sucesso !!!

    Att,
    André

    • Olá André, boa tarde.

      Mensagens como a sua me deixam muito feliz, e me motivam a continuar publicando e cuidando deste site.
      Me fazem enxergar que estou no caminho certo, e percebo que ajudo muita gente neste mundo imenso que é a internet.

      Infelizmente preciso lidar com comentários muitas vezes maldosos, é verdade, mas continuo aqui firme e forte.

      Obrigada por dispor de um tempinho pra mim e volte sempre.

      Amanda

Write A Comment