Estamos chegando no inverno, e junto com ele a época do pinhão. Existem diversas receitas com ele, mas resolvi começar por uma bem fácil, a Farofa de Pinhão.

Como vocês já sabem, aqui no blog eu sempre tento colocar receitas práticas e que geralmente que ficam prontas em até 40 minutos.

E quando escolhi fazer esta farofa, já pensei – Vocês terão que cozinhar e descascar o pinhão, que não é uma tarefa muito rápida (apesar de fácil), então o que eu posso fazer pra tornar esta farofa de pinhão mais fácil e prática de fazer?

Foi neste momento que pensei na milharina. Ela é uma farinha de milho pré cozida, e que fica pronta em 3 minutos. É aquela que usamos pra fazer o cuscuz nordestino, feito no vapor, sabe?

Receita fácil de farofa de pinhão com linguiça
Receita de farofa de pinhão com linguiça

O único porém, é que a gente precisa dar uma leve hidratada nela para que ela cozinhe. Por isso, peço na receita 1/4 de xícara de caldo de legumes, que claro que pode ser substituído por água.

É só ir colocando bem aos poucos pra não encharcar e virar uma polenta ao invés de uma farofa.  O vapor que o liquido faz já é suficiente pra cozinhar a farinha.

De resto é tudo muito simples, eu usei uma linguicinha defumada, mas você pode usar calabresa, bacon ou até carne seca. Use a criatividade e seja feliz.

Receita fácil de farofa de pinhão com linguiça
Receita de Farofa de Pinhão

Receita de Farofa de Pinhão

Ingredientes

  • 1 1/2 de milharina (farinha de milho pre cozida)
  • 1 linguicinha defumada em rodelas (ou o equivalente de calabresa em cubos)
  • 1 cebola pequena em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara de pinhão cozido em rodelas
  • 1 pimenta dedo de moça picado e sem sementes
  • salsinha picada a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de orégano
  • 1/4 xícara de caldo de legumes (pode usar água)
  • 1 colher de sopa de óleo

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a linguiça até dourar. Junte a cebola, refogue por alguns minutos e junte o alho.
  2. Quando o alho dourar, adicione o pinhão em rodelas e a pimenta dedo de moça e refogue por alguns instantes.
  3. Coloque a milharina, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Junte uma colherada do caldo, e vá mexendo até que a farinha esteja cozida. Se necessário, coloque mais um pouco de caldo. Você saberá que a farinha cozinhou quando provar um grão e ele estiver macio.
  4. Junte a salsinha picada, misture bem e sirva.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita fácil de farofa de pinhão com linguiça
Receita de farofa de pinhão com linguiça

Veja também: Receita de Farofa de Pinhão com Bacon do Everson – Que tal Cozinhar?

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Write A Comment