Tem amoras caindo pelas ruas aqui de Sampa aos montes. E elas sempre me lembram a minha mãe e a deliciosa Receita de Geleia de Amora Rústica que ela faz e distribui para a família.

Para quem não sabe, minha família tem uma chácara no interior de São Paulo, e lá temos dois pés de amora que ficam carregados nesta época do ano. São amoras grandes, doces e suculentas. E pra nossa sorte, minha mãe, colhe as amoras, pinta os pés e faz esta geleia de amora super saborosa e que já é famosa na família.

De todas as dicas que minha mãe poderia nos dar, esta é a mais importante – não lave as amoras com antecedência. Elas são muito muito delicadas e acabam azedando. Então deixe para lavá-las somente na hora que forem realmente fazer a geleia de amora.

Outra dica é esterilizar os potes enquanto cozinha a geleia de amora. Basta colocá-los em uma panela funda, cobrir com água e levar para ferver. Assim que começar a ferver, deixe por 10 minutos. Retire com bastante cuidado da água e então coloque a geleia ainda quente dentro dos potes.

Receita de Geleia de Amora Caseira
Receita de Geleia de Amora Caseira

A sugestão da minha mãe é servir a geleia de amora rústica com queijos, bolachinhas, sorvetes, bolos, manjares. Use a criatividade. Pode usar para presentear também. É só colocar num vidro bem bonito com uma fita de cetim. Quem não gosta de um mimo destes ainda mais colhido e feito por você?

Esta receita de geleia de amora caseira é bem grande e rende bastante, mas claro que você pode reduzir proporcionalmente e fazer uma quantidade menor. Outra coisa muito importante é que ela não fica muito doce. Minha mãe aproveita a doçura da própria fruta nesta receita. Porém você pode sim aumentar a quantidade de açúcar se quiser. Sem problema algum.

Agora vamos a receita desta MARAVILHOSA receita de geleia de amora.

Receita de Geleia de Amora Rústica
Receita de Geleia de Amora Caseira

Como fazer de Geleia de Amora

  1. Primeiro você precisa colher as amoras fresquinhas do pé. Depois separe todos os ingredientes e utensílios da receita.
  2. Esta receita é para uma quantidade bem grande de amoras, mas já fiz com 300 g e dá super certo. Basta controlar a quantidade de açúcar de acordo com a doçura que você deseja.
  3. Coloque as amoras em uma bacia e lave-as para retirar qualquer sujidade que possa ter. Se quiser você pode remover os cabinhos, eu não retiro.
  4. Com as amoras lavadas, separe aproximadamente 1/4 delas para que fiquem inteiras na geleia, e bata o restante com um mixer, só para dar uma leve quebrada.
  5. Coloque as amoras em uma panela bem funda, já que a geleia tente a borbulhar e subir. Junte o açúcar, o vinagre e uma pitada de sal. Eu gosto de colocar vinagre balsâmico aromatizado com framboesa, fica incrível.
  6. Depois é só levar para fogo bem baixo e deixar cozinhar até dar o ponto, mexendo as vezes.
  7. Pra saber o ponto, eu tiro uma colher e coloco na geladeira ou no freezer, se tiver no ponto que eu gosto eu desligo.
  8. Enquanto a geleia cozinha, esterilize os potes que irá guardar. Para isso basta fervê-los por 10 minutos.
  9. Coloque a geleia ainda quente nos potes, feche e volte para a panela com água quente. Este processo ajudará a vedar os potes.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


 

Receita de Geleia de Amora Caseira

Prep Time 10 minutes
Cook Time 40 minutes
Total Time 50 minutes
Servings 1.5 quilos
A melhor receita de geleia de amora. Fica deliciosa, rústica e é muito fácil de fazer.

Ingredients

  • 3 kg amora
  • 300 g açúcar cristal (ou refinado)
  • 1 col. sopa vinagre
  • 1 pitada sal

Instructions 

  • Depois de lavar as amoras, tire os cabinhos (ou não, eu não tiro) e separe cerca de 1/4 delas.
  • Coloque o restante em uma tigela grande e bata com o mixer levemente. Só para dar uma quebrada nelas.
  • Coloque as amoras já batidas e as inteiras em uma panela funda. Junte o açúcar, o vinagre e a pitadinha de sal. Leve ao fogo brando mexendo de vez em quando.
  • Cozinhe até que ela adquira uma consistência mais densa. Ela ficará com o sabor acentuado, levemente azedo e uma cor maravilhosa.
  • Se você tiver dúvidas sobre o ponto dela, lembre-se que quando ela esfria, ela endurece. Então tire uma colher pequena da geleia e coloque num pires no freezer. Assim que ela esfriar, você saberá a consistência dela.
  • Coloque a geleia de amora ainda quente em potes de vidro esterilizados.

Notes

Para fazer menores quantidades, basta dividir a receita.
Por exemplo, se tiver 1 kg de amoras, use 100 g de açúcar e 1/4 de colher de sopa de vinagre. Qualquer quantidade dá certo. A quantidade de açúcar pode variar de acordo com o quão doce você quer a sua geléia. 
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Sobremesa
Cozinha: Brasileira
Keyword: geleia, sobremesa

Fácil Receita de Geleia de Amora Caseira

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

2 Comments

  1. Márcia Belli Reply

    Olá! Obrigada por compartilhar sua receita!
    Qual é a validade desta geléia?

    • Olá Márcia. Ela dura por meses na geladeira, claro que se for fazer pra vender, você precisará verificar as normas de validade. Aqui fiz somente para consumo próprio.

Write A Comment

Recipe Rating