Receita de Geleia de Amora

Tem amoras caindo pelas ruas aqui de Sampa aos montes. E elas sempre me lembram a minha mãe e a deliciosa Receita de Geleia de Amora Rústica que ela faz e distribui para a família.

Para quem não sabe, minha família tem uma chácara no interior de São Paulo, e lá temos dois pés de amora que ficam carregados nesta época do ano. São amoras grandes, doces e suculentas. E pra nossa sorte, minha mãe, colhe as amoras, pinta os pés e faz esta geleia de amora super saborosa e que já é famosa na família.

De todas as dicas que minha mãe poderia nos dar, esta é a mais importante – não lave as amoras com antecedência. Elas são muito muito delicadas e acabam azedando. Então deixe para lavá-las somente na hora que forem realmente fazer a geleia de amora.

Outra dica é esterilizar os potes enquanto cozinha a geleia de amora. Basta colocá-los em uma panela funda, cobrir com água e levar para ferver. Assim que começar a ferver, deixe por 10 minutos. Retire com bastante cuidado da água e então coloque a geleia ainda quente dentro dos potes.

Receita de Geleia de Amora Caseira
Receita de Geleia de Amora Caseira

A sugestão da minha mãe é servir a geleia de amora rústica com queijos, bolachinhas, sorvetes, bolos, manjares. Use a criatividade. Pode usar para presentear também. É só colocar num vidro bem bonito com uma fita de cetim. Quem não gosta de um mimo destes ainda mais colhido e feito por você?

Esta receita de geleia de amora caseira é bem grande e rende bastante, mas claro que você pode reduzir proporcionalmente e fazer uma quantidade menor. Outra coisa muito importante é que ela não fica muito doce. Minha mãe aproveita a doçura da própria fruta nesta receita. Porém você pode sim aumentar a quantidade de açúcar se quiser. Sem problema algum.

Agora vamos a receita desta MARAVILHOSA receita de geleia de amora.

Receita de Geleia de Amora Rústica
Receita de Geleia de Amora Caseira

Receita de Geleia de Amora

fácil + ou – 1.5kg 2h

Ingredientes

  • 3 kg de Amoras frescas colhidas do pé
  • 300 g de açúcar cristal (pode usar o refinado, mas o cristal dará um brilho a mais)
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 pitadinha de sal

Modo de Preparo

  1. Depois de lavar as amoras, tire os cabinhos (ou não, eu não tiro) e separe cerca de 1/4 delas.
  2. Coloque o restante em uma tigela grande e bata com o mixer levemente. Só para dar uma quebrada nelas.
  3. Coloque as amoras já batidas e as inteiras em uma panela funda. Junte o açúcar, o vinagre e a pitadinha de sal. Leve ao fogo brando mexendo de vez em quando.
  4. Cozinhe até que ela adquira uma consistência mais densa. Ela ficará com o sabor acentuado, levemente azedo e uma cor maravilhosa.
  5. Se você tiver dúvidas sobre o ponto dela, lembre-se que quando ela esfria, ela endurece. Então tire uma colher pequena da geleia e coloque num pires no freezer. Assim que ela esfriar, você saberá a consistência dela.
  6. Coloque a geleia de amora ainda quente em potes de vidro esterilizados.
Fácil Receita de Geleia de Amora Caseira
Fácil Receita de Geleia de Amora Caseira

Deixe seu comentário