fbpx
Dicas e Técnicas

Receita de Granola Salgada

Você sabia que a aveia tem o poder de ajudar na redução do colesterol? Eu não sabia até alguns dias atrás, e por coincidência eu tinha acabado de fazer esta receita de granola salgada e a base dela é a aveia.

A granola salgada é excelente para dar aquele UP nas refeições. Eu uso, principalmente, a granola salgada para salada. Ela dá aquele crocante maravilhoso e também dá um sabor a mais no prato.

Antes de te ensinar como fazer a granola salgada, vou falar um pouco mais sobre a aveia.

A aveia é um cereal conhecido por ser um “super alimento”. Isto porque ela tem vários nutrientes que nos ajudam a combater diversas doenças. Sua fibra, a betaglucana, é um destes nutrientes. Ela é uma fibra solúvel que ajuda muito na digestão.

Receita de Granola Salgada
Receita de Granola Salgada

Segundo a European Food Safety Authority, consumir diariamente a tal betaglucana ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 20%. E apenas três colheres de sopa de aveia por dia, auxiliam na redução do nível de colesterol. Mas é claro que precisa ser junto com uma boa alimentação e hábitos de vida saudáveis.

Além de tudo isso, as fibras da aveia contribuem para a sensação de saciedade, o que nos ajuda a perder alguns quilinhos.

Existem diversas receitas de granola salgada caseira, eu fiz a minha com a base de aveia, mas você pode fazer com flocos de milho sem açúcar que também fica ótimo.

Como fazer granola salgada low carb
Receita de Granola Salgada

Uma das coisas que mais gosto nas receitas de granola, é que você pode colocar os ingredientes que você gosta. Eu, por exemplo, quis fazer a minha com sementes, temperos e castanhas. Isto porque uso estes itens pra colocar na salada do meu almoço.

Você pode fazer somente com sementes, pode substituir algumas e acrescentar outras. Os temperos também ficam a seu critério. Pode usar curry, lemon pepper, páprica. Eu fiz com alho, cebola, orégano, alecrim e pimenta.

O legal é ir variando cada vez que você fizer a receita. Assim você tem diversas opções e consegue escolher a que mais gosta.

Ah, última dica, fique de olho no forno. Ela fica pronta rapidinho e pra queimar é só se distrair um minutinho.

Receita de Granola Salgada
Receita de Granola Salgada

Receita de Granola Salgada

Ingredientes

  • 1 e 1/2 de aveia em flocos
  • 2 colheres de sopa de linhaça
  • 1 colher de sopa de gergelim torrado
  • 1/2 colher de sopa de chia
  • 1/4 de xícara de castanha do pará e nozes picadas
  • 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
  • 2 colheres de sopa de cebola desidratada em flocos
  • 1 colher de sopa de alho desidratado
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de chá de alecrim
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha coloque todos os ingredientes e misture.
  2. Transfira a granola salgada para uma assadeira grande e espalhe bem.
  3. Leve para o forno preaquecido a 180 ºC por 10 minutos.
  4. Retire do forno, misture e volte para o forno por mais 10 minutos. Retire, misture e volte por mais 5 minutos.
  5. A granola esta pronta, quando as cebolas começam a ficar douradas. Tome cuidado para não deixar queimar. Por isso é importante retirar e mexer as vezes.
  6. Espere esfriar e coloque a granola salgada em um pote de vidro limpo.
Receita de Granola Salgada Caseira
Receita de Granola Salgada
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com