Pães

Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Um pão de batata doce roxa com miolo super macio e casquinha bem crocante. Além de lindo, este pão é delicioso e faz um super sucesso.


A primeira coisa que preciso falar sobre este pão de batata doce roxa é que ele foi inspirado na musa das fotos mais incríveis do Instagram, a Fran do @flamboesa. Ela ganhou de presente umas batatas doces roxas e conseguiu quebrar a internet com um dos pães mais bonitos que estes olhos já viram. Além do pão super fofinho ela também fez um pão recheado, um homus e um doce de batata doce que ficou uma lindeza só. 

Agora falando sobre este pão de batata doce roxa que eu fiz. A ideia aqui era ter um pão mesclado, com partes roxas e brancas na massa, e deu super certo. Para este efeito eu dividi a massa em duas e misturei a batata doce somente em metade. Depois juntei as duas e fiz as dobras.

Receita de Pão de Batata Doce Roxa
Receita de Pão de Batata Doce Roxa

E por falar em purê de batata doce, a gente precisa precisa que o purê tenha o mínimo de água possível. Para isso eu cozinhei a batata doce com a casca, esperei amornar e só depois descasquei e amassei. Algumas pessoas cozinham a batata no microondas ou até mesmo assam no forno. Também dá certo, mas eu acho que a textura fica um pouco mais firme.

A escolha do fermento: eu usei Levain pra fazer este pão (aprenda a fazer o seu aqui), mas você pode sim usar o fermento biológico seco. O que pode mudar aqui é o tempo. Você pode diminuir as pausas de descanso na massa pela metade mais ou menos ou fazer o mesmo tempo, porém na geladeira. 

Receita de Pão de Batata Doce Roxa
Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo (coloquei 30 g de farinha integral)
  • 200 ml de água
  • 5 g de sal
  • 100 g de purê de batata doce roxa
  • 150 g de levain refrescado ou (5g de fermento biológico seco)

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande coloque a farinha e a água. Misture bem até que a farinha tenha absorvido toda a água. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente.
  2. Junte o levain e o fermento na massa. Misture bem até incorporar. Deixe descansar coberto por 30 minutos.
  3. Adicione o sal, misture bem e divida a massa em duas partes.
  4. Borrife um pouco de água na bancada e abra uma das massas num quadrado de aproximadamente 20×20 cm. Espalhe o purê de batata roxa por cima da massa e vá dobrando a massa sobre ela mesma até incorporar o purê. Deixe as duas partes da massa descansando por 30 minutos.
  5. Abra as duas massas num retângulo de 20×20 cm e coloque uma sobre a outra, a com purê de batata e a branca. Faça a pré modelagem do pão e deixe levedar por 1 hora em uma tigela.
  6. Faça 4 dobras na massa, girando a travessa 90º a cada dobra, assim você terá dobrado os 4 lados. Espere 30 minutos e faça as dobras mais uma vez. Deixe descansar mais 30 minutos.
  7. Modele o pão no formato de sua preferencia e transfira para um banetton com as dobras para cima. Leve para a geladeira, coberto com um plástico, por pelo menos 12h.
  8. Preaqueça o forno a 220 ºC por 20 minutos com a panela que será usada para assar o pão dentro dele.
  9. Passados os 20 minutos, retire a massa da geladeira, transfira para um pedaço de papel antiaderente. Enfarinhe a parte de cima, faça os cortes da maneira que gostar e passe a massa para a panela já quente.
  10. Asse por 20 minutos com a panela tampada e mais 20 minutos sem a tampa.
  11. Espere esfriar antes de cortar.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Pão de Batata Doce Roxa
Receita de Pão de Batata Doce Roxa

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola