Nossa série de postagens sobre a viagem pelos cânions no sul do país continua. Nós começamos a deslumbrar esse cenário incrível pela cidade de São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul e vamos contar tudo sobre a cidade mais fria do país para você.

Nesta viagem nós fomos acompanhadas pela Agência de Viagens Rota dos Canyons. Lá conhecemos o Cânion do Montenegro, Cachoeirão dos Rodrigues, Morro Maracaja e o Desnível dos Rios.

Quero confessar uma coisa para vocês também, antes da viagem nós entramos para academia, porque além de sedentárias, todas nossas viagens anteriores tinham muita praia, muita comida e claro, muita bebida.

Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes
Cânion e Pico Monte Negro em São José dos Ausentes

Como chegar em São José dos Ausentes

Pegamos um voo até Porto Alegre e de lá partimos com o apoio da operadora Rota dos Canyons.

Foram praticamente 5 horas de viagem em cerca de 300 km, com diversas paradas durante o percurso. Uma parte da estrada é um pouco complicada, além da serra em si, estava chovendo e com muita neblina. Na ida não conseguimos apreciar a paisagem, mas na volta as vistas foram lindas e ganhamos uma parada para fotografia na pista de voo.

Guia de viagem - São José dos Ausentes - Pista de Voo
Pista de voo em São José dos Ausentes

Sobre São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul

São José dos Ausentes é conhecida por sua incrível hospitalidade, pelo turismo rural, pelas fantásticas paisagens e claro pelos cânions e cachoeiras. E foi isso tudo que fomos conhecer e aproveitar na cidade.

Como já falado anteriormente, São José dos Ausentes é considerada a mais fria do país e tem um dos invernos mais rigorosos, chegando a temperaturas abaixo de zero. Mesmo que sua visita aconteça durante o verão, aconselhamos você a levar agasalhos. Nós mesmo passamos bastante frio e tivemos que comprar roupas para aguentar os 3 dias que ficamos lá.

Frio em São José dos Ausentes
Frio em São José dos Ausentes

Dicas do que levar na mala para São José dos Ausentes

Até nos meses mais quentes é possível que você precise utilizar roupas mais quentes. Por isso achei fundamental e importante ter essa informação aqui no post. Nós passamos muito frio e tivemos que comprar roupas quando chegamos. E se você for do tipo de pessoa que sente tanto frio como eu, prepare bem a bagagem com roupas quentinhas.

  • Camisetas de manga longa
  • Calças quentes e confortáveis para os passeios
  • Agasalhos confortáveis
  • Boné ou toca
  • Mochila pequena
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Capa de chuva
  • Dois ou três pares de tênis
Guia de viagem - São José dos Ausentes
Paisagem de São José dos Ausentes

O que fazer em São José dos Ausentes

Cânion Pico do Monte Negro

Este é ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul e foi o nosso primeiro contato com os cânions. Para chegar no Monte Negro você precisa fazer uma leve caminhada. Chegando lá, ande por toda a borda dos paredões e aproveite muito. Ah, e todos os ângulos rende fotografias incríveis.

Confira aqui a nossa Trilha Cânion e Pico Monte Negro

Cânion Pico do Monte Negro
Cânion Pico do Monte Negro

Cachoeirão dos Rodrigues

Uma trilha fácil, de apenas uns 20 minutos te leva a uma incrível queda de água de 28 metros. A caminhada passa por dentro da fazenda Cachoeirão dos Rodrigues e seu percurso acompanha o rio Silveira.

Guia de viagem - São José dos Ausentes - Cachoeirão dos Rodrigues
Cachoeirão dos Rodrigues

Desnível dos Rios (Silveira e Divisa)

Essa aventura só a Amanda encarou por conta da travessia do Rio agitado e gelado. Lá de cima, no Morro do Maracajá, é possível ver os dois rios andando paralelamente com apenas 18 km de diferença de altura.

Desnível dos Rios (Silveira e Divisa)
Desnível dos Rios (Silveira e Divisa)

Onde ficar em São José dos Ausentes

O lugar onde vamos passar nossas noites faz toda a diferença na experiência completa da viagem. Nós voltamos bem satisfeita com o carinho e a receptividade dos donos da Fazenda Potreirinhos – Nilda e Chico. E é por isso que super recomendamos que você também fique lá.

Tudo é muito simples e encantador. A Fazenda Potreirinhos começou suas atividades em 1997 com um gerador de energia elétrica, sem telefone e muita luta. Foi só no ano de 2001 que finalmente a energia chegou por lá e a estrutura começou a ganhar um novo formato. Com uma reforma para ter banheiro em todos os quartos e contratação de telefone, internet e TV rural.

Lá provamos todos os sabores da culinária local, todos elaborados pela dona Nilda em seu fogão a lenha. Para nossa surpresa o Olivier também esteve na região e gravou alguns programas com receitas típicas.

Para realizar reservas na Fazenda Potreirinhos basta entrar em contato com eles pelo e-mail: potreirinhos@hotmail.com ou pelo telefone (54) 9977-3482

Confira opções de hospedagem no Rio Grande do Sul

Fazenda Potreirinhos em São José dos Ausentes
Fazenda Potreirinhos
São José dos Ausentes - guia de viagem na cidade mais fria do Brasil
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa viagem foi um convite da Agência de Viagens Rota dos Canyons com apoio do Costão da Fortaleza Lodge, mas as opiniões expressas aqui são livres e pessoais.

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome