fbpx
Pastas, molhos e patês

Como Fazer Creme de Ricota Caseiro

Semana passada minha sogra me pediu pra fazer um patê de alho para levar num café da tarde. E, para esta receita eu uso um pouco de creme de ricota apesar da base ser de maionese de leite caseira.

Fomos ao supermercado atrás dos ingredientes e o creme de ricota estava caríssimo, o triplo do valor da ricota fresca. Eis que a Eloah me perguntou: Dá pra fazer creme de ricota caseiro? Eu só respondi, claro que dá!

E este foi o motivo que resolvi postar esta receita de creme de ricota. Ele certamente rende MUITO mais que o potinho de 150g e por um valor muito mais em conta.

Você também tem o controle da textura e do sabor do seu creme. Se quiser mais liquido, coloque mais leite que o indicado aqui na receita. Se quiser mais ou menos salgado é você que manda.

Como fazer creme de ricota caseiro
Como fazer creme de ricota caseiro

Além disso, dá temperá-lo com o que gosta. Fica ótimo com ervas frescas e azeite, por exemplo.

Pra quem esta de dieta, ainda dá pra fazer a versão creme de ricota light. É só usar o leite desnatado e a margarina light. Diminuindo muito o teor que gordura, que já é baixo.

Existem diversas receitas com creme de ricota. Dá pra usar em recheios como na panqueca e até na abobrinha recheada. Rende bons molhos para massas também.

Aqui em casa fazemos muitos patês com creme de ricota. Eu gosto da suavizada que o creme dá nos patês com base de maionese.

De fato é uma receita muito simples, e fica pronta em menos de cinco minutos. O rendimento é de aproximadamente 300 g e dura pelo menos uma semana na geladeira.

Espero que vocês gostem desta receita e até a próxima.

Receita de Creme de Ricota Caseiro
Receita de Creme de Ricota Caseiro

Receita de Creme de Ricota Caseiro

Ingredientes

  • 200 g de ricota fresca
  • 100 ml de leite quente
  • 1 colher de sopa de margarina
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque a ricota e amasse com a ajuda de um garfo. É só pra solta-la e facilitar a vida do liquidificador.
  2. No copo do liquidificador, coloque o leite, a ricota e a margarina. Colocar o leite primeiro, ajuda a bater o creme.
  3. Bata por 1 minuto em velocidade baixa. Desligue, dê uma mexida com uma colher e volte a bater por mais um minuto.
  4. Quando estiver bem homogêneo, tempere com sal e outros condimentos se desejar. Eu prefiro deixar natural e ir usando conforme eu preciso.
  5. Transfira o creme para um pote bem fechado e guarde na geladeira até esfriar completamente. Depois que ele esfriar, ele ficará com uma consistência mais firme.
  6. Dê preferência para um pote de vidro esterilizado. Assim ele dura até uma semana na geladeira.
  7. Para esterilizar o vidro, basta lava-lo e ferve-lo por 10 minutos. Retire com cuidado da água quente e deixe secar.
Receita de Creme de Ricota Caseiro
Receita de Creme de Ricota Caseiro

A Natália do Blog Cook’n Enjoy fez uma receita de requeijão caseiro que vale a pena conferir.

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com