fbpx
Petiscos e Aperitivos

Receita de Antepasto de Berinjela

Um dos legumes que mais gosto é a berinjela. Adoro a textura, o sabor e a versatilidade que dela. Inclusive acho que é uma delicia para petiscar. Por isso, fiz esta Receita de Antepasto de Berinjela que é super fácil.

Este antepasto de berinjela é uma daquelas coisas que se a gente tem na geladeira, salva ao dia.

É ótimo para servir com pães e torradas como um couvert. Uma delicia para dar aquela beliscada no meio da tarde. Até no sanduíche fica incrível.

Também fica incrível com massas. Sabe aquele dia que estamos cansadas e não queremos ficar na cozinha? Basta cozinhar um bom macarrão e misturar este antepasto de berinjela e cobrir com parmesão ralado na hora. Fica divino!

Receita de antepasto de berinjela
Receita de antepasto de berinjela

Já nos dias que temos tempo e queremos cozinhar algo diferente podemos usá-la como recheio de massas caseiras. Já pensou um ravioli fresquinho, recheado de berinjela servido com um molho de tomates caseiro.

Minha sugestão é guardar num pote de vidro esterilizado e bem fechado. Assim dura semanas na geladeira. E vai ficando ainda melhor com o tempo.  Só não esqueça de retirar uns minutos antes de servir, fica melhor em temperatura ambiente.

Esta receita de antepasto de berinjela rende mais ou menos 200 g.

Receita de antepasto de berinjela
Receita de antepasto de berinjela

Receita de Antepasto de Berinjela Fácil

Ingredientes

  • 1 berinjela média (usei uma de 270g)
  • 1 cebola média
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico (pode usar qualquer outro)
  • 1 colher de chá de orégano
  • azeitonas verdes picadas (usei 4 do tipo gordal)
  • 1/4 xícara de azeite extra virgem (ou mais, depende do tamanho da berinjela)
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Prepare uma vasilha grande com água e bastante sal. E preaqueça o forno a 180 ºC.
  2. Fatie a beringela em tiras bem fininhas. Caso não tenha intimidade com a faca, pode passá-la no ralador grosso. Vá colocando a berinjela na água preparada no passo anterior para que não oxide.
  3. Pique a cebola e o alho em cubinhos pequenos. Escorra a berinjela, retirando o máximo de água possível.
  4. Coloque a berinjela em uma assadeira grande e de preferência baixa. A berinjela precisa ficar bem espalhada na assadeira.
  5. Junte a cebola e o alho já picados, tempere com o vinagre, o orégano e com metade do azeite. Misture bem.
  6. Leve ao forno já preaquecido por 30 minutos. Porém a cada 10 minutos você precisa retirar e mexer a berinjela, espalhar pela forma e voltar.
  7. Após os 30 minutos, junte as azeitonas e verifique se precisa de sal. Agora pode deixar o antepasto todo juntinho no centro da assadeira pra não ressecar. Volte para o forno por mais 10 minutos.
  8. Coloque o antepasto de berinjela ainda quente em um pote de vidro esterilizado e complete com o restante do azeite. Guarde na geladeira. Fica ainda melhor uns 2 dias depois.

Veja também: Receita de Antepasto de Abobrinha da Ariana Pazzini do Blog A Casa Encantada.

Receita de antepasto de berinjela
Receita de antepasto de berinjela
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com