A receita de tiramisù é uma sobremesa clássica italiana e maravilhosa, feita com camadas de biscoito champagne embebidos em café, com um toque alcoólico e um creme aveludado feito de mascarpone.


Fazer esta receita de tiramisù foi um desafio gigante pra mim. Apesar de adorar tiramisù, eu nunca tinha testado a receita. Era uma daquelas que podem ser desastrosas na primeira tentativa, mesmo com um preparo simples.

Quando recebi o desafio da Calimp fui atrás de aprender a fazer. Estudei inúmeras até entender como funcionava a sobremesa e parti pra cozinha.

Pelo contrario do que eu acreditava, o tiramisù se mostrou uma receita simples e rápida de preparar, o que leva tempo é o descanso dela na geladeira, até que o creme de marcarpone com gemas fique firme e incorpore todos os sabores do clássico. Além de ser uma sobremesa excelente para datas festivas como a Páscoa, já que deve ser feita com antecedência.

Receita de Tiramisù
Receita de Tiramisù

Ovos crus na receita de tiramisù

Este era um dos meus receios com a receita de tiramisù. Elas geralmente levam gemas e claras cruas no seu creme. E por conta disso eu pesquisei muito por uma receita que não levasse ovos crus

Eu sei que a receita de tiramisù original leva claras em neve incorporadas ao creme de gemas com açúcar, mas a minha receita não. Ela leva chantilly pra dar a aeração no creme e as gemas são cozidas junto com o leite. Pode parecer uma bobagem, mas eu normalmente não gosto muito das sobremesas que levam as claras cruas, como mousse de chocolate. A única que eu amo sem igual é a Cassata da minha mãe.

Como fazer a Receita de Tiramisù

Creme de Mascarpone com chantilly:

O primeiro passo começa com o creme de gemas e açúcar. Pra isso você vai separar as claras das gemas, salve as claras para uma outra preparação, você pode congelar também. Você vai juntar o açúcar e bater com um fouet ou na batedeira até virar um creme esbranquiçado e bem fofo.

Receita de Tiramisù
Receita de Tiramisù

Vai adicionar o leite, bater mais um pouco e levar pra cozinhar em fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, você vai diminuir o fogo e continuar cozinhando por mais uns 5 minutos sem deixar de mexer, até engrossar bem. Depois vai transferir para uma tigela, cobrir com papel filme encostando no creme e levar pra geladeira pra esfriar.

Agora você vai bater o chantilly. Pra isso você vai precisar que o creme de leite fresco esteja beeeeem gelado. Vai colocar o creme na batedeira junto com 1 colher de açúcar e a baunilha. Vai começar batendo em velocidade baixa e ir aumentando devagar. Até que o chantilly fique em picos firmes, mas cuidado pra não bater demais, senão ele vai virar manteiga. O ponto é quando você levanta o batedor e o chantily não pinga.

Com o creme de gemas já frio, você vai colocar o queijo mascarpone nele. Aqui eu acho mais fácil quando o mascarpone esta em temperatura ambiente, então uma dica é tirá-lo da geladeira quando colocar o creme de gemas pra esfriar. Depois que conseguir incorporar o mascarpone ao creme de gemas, você vai acrescentar o chantilly. Primeiro coloca 1/3 e mistura devagar com o fouet pra não perder toda a aeração do chantilly. Depois junta o restante e incorpora devagar e com delicadeza. Daí é só reservar pra hora da montagem. 

Como montar o Tiramisù

A escolha da forma é bem importante. Eu acho que uma quadrada ou retangular são as melhores opções, já que você consegue encaixar melhor os biscoitos. A minha tem 23 x 23 cm com 15 cm de altura.  Pra saber se vai dar certo faça o teste, coloque os biscoitos lado a lado na assadeira e veja se não vai ficar sobrando muito espaço, nem se vai precisar quebrar os biscoitos. 

Com a forma escolhida, você vai misturar o café com a bebida alcoólica num prato e vai molhar os biscoitos um a um, de um lado só e ir colocando eles na assadeira, formando uma camada. Vai colocar metade do creme de mascarpone espalhando por toda a superfície e fazer a segunda camada de biscoitos, da mesma forma, finalizando com o restante do creme. Vai cobrir com papel filme e levar pra geladeira por pelo menos 24h. Passado o tempo é só polvilhar o cacau em pó em todo o tiramisù e se deliciar. 

Espero que gostem desta receita e não deixem de postar marcando a gente lá no Instagram.

Receita de Tiramisù
Receita de Tiramisù

Receita de Tiramisù

5 from 1 vote
Prep Time 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo de espera 1 day
Total Time 1 day 30 minutes
Servings 10 porções
O tiramisù é uma sobremesa clássica italiana e maravilhosa, feita com camadas de biscoito champagne embebidos em café, com um toque alcoólico e um creme aveludado feito de mascarpone. 

Ingredients

  • 6 un gemas (em temperatura ambiente)
  • xíc. açúcar refinado (+ 1 col. sopa)
  • ¾ xíc. leite
  • 500 g mascarpone (em temperatura ambiente)
  • 1 ¼ xíc. creme de leite fresco
  • essência de baunilha (a gosto)
  • 30 un biscoito champagne
  • 100 ml café expresso (forte e frio)
  • 1 col. sopa rum, licor de café ou de amêndoas (opcional)
  • cacau em pó (para finalizar)

Instructions 

  • Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela larga, bata com um fouet até obter um creme esbranquiçado (pode fazer na batedeira). Junte o leite e bata mais alguns segundos. 
  • Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo brando até engrossar, mexendo sempre. Desligue, transfira para uma tigela e leve para geladeira até esfriar completamente.
  • Coloque o creme de leite, uma colher de sopa de açúcar e a baunilha na tigela da batedeira. Bata em velocidade média até virar chantilly. 
  • Junte o mascarpone ao creme de gemas e misture até incorporar. Acrescente o chantilly aos poucos, misturando delicadamente para não perder a aeração do chantilly.
  • Coloque o café expresso já frio e a bebida escolhida em um prato fundo. Molhe uma um lado do biscoito nesta mistura e coloque em uma travessa com o lado molhado para cima. Forre todo o fundo da forma. Cubra com metade do creme de mascarpone e faça mais uma camada de biscoitos. Finalizando com a outra metade do creme.
  • Cubra com um filme plástico e leve para a geladeira de 24h a 48h. Quanto mais tempo, mais saboroso fica. Aqui deixei 48h.
  • Na hora de servir, polvilhe o cacau em pó por cima. 

Notes

  • Cuidado ao bater o chantilly. Comece em velocidade baixa e depois vá aumentando com cautela. Se bater demais vira manteiga, se bater de menos não ficará tão firme no tiramisù.
  • Os ovos e o marcarpone precisam estar em temperatura ambiente. Os dois irão incorporar de forma mais fácil aos outros ingredientes. Se quiser pode usar gemas pasteurizadas.
  • Não mergulhe os biscoitos no café por muito tempo, só dê uma molhada e um dos lados e pronto. Eles ficarão macios na sobremesa, mas sem desmanchar.
  • Deixe na geladeira pelo menos 12h antes de servir. O ideal é de 24h a 48h.
  • Povilhe o chocolate em pó somente na hora de servir.
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Dessert, Sobremesa
Cozinha: Italian, Italiana
Keyword: páscoa, receita fácil, receita prática, sobremesa, tiramisu

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

3 Comments

Write A Comment

Recipe Rating