fbpx
Acompanhamentos

Receita de Brócolis com Couve Flor Gratinada

A Couve Flor Gratinada com molho branco, é uma daquelas receitas afetivas, que me fazem lembrar da minha mãe e da minha infância.

Ela fazia esta receita de couve flor gratinada com muita frequência e todo mundo adorava. Por mais que eu tente, a minha nunca fica igual a dela, mas eu acho que o problema é que não foi ela quem fez. Rs

O pulo do gato aqui é o ponto do molho bèchamel. Por mais que a gente queira, não podemos deixá-lo muito espesso, pois no forno ele perde a textura cremosa que envolve todos os floretes do gratinado de couve flor.

Pra não perder o ponto, é só ir testando o ponto napê. Para isso, a gente mergulha a colher no molho e passamos o dedo nas costas da colher. Se formar um caminho e o molho não escorrer tá no ponto.  Então quando o molho começar a engrossar, você já começa a testar o ponto.

Receita de Brócolis e couve flor gratinada
Receita de Brócolis e couve flor gratinada

Quer saber mais? A Dani Noce fez um post só sobre o ponto napê no site dela.

A receita de hoje é de brócolis e couve flor com molho branco, diferente do que minha mãe fazia que era só a couve flor gratinada simples.

E como cozinhar couve flor e brócolis? Eu não gosto de legumes muito cozidos. Então a minha sugestão é branquear os legumes ou cozinhar no vapor. Para branquear basta colocá-los em água fervente, deixar por mais ou menos 2 minutos, retirar da água e reservar. Se você quiser fazer uma salada, ao retirar da água quente você coloca na água gelada para interromper o cozimento. Eles ficam com uma cor linda e super crocantes.

Receita de Brócolis e couve flor gratinada
Receita de Brócolis e couve flor gratinada

Como esta é uma receita de brócolis e couve flor no forno com o molho branco, eles continuarão cozinhando por mais um tempo e chegarão no ponto perfeito.

Desta vez eu só temperei o molho com cebola, alho, pimenta do reino e noz moscada. Porém, uma boa dica para temperar o molho é aromatizar o leite antes de usar. É só esquentar o leite com uma folha de louro, uma de salsão e um dente de alho amassado. Levar para o fogo bem baixo até levantar fervura. Esperar amornar, passar por uma peneira e usar este leite aromatizado para fazer o molho.

Receita de Brócolis e couve flor gratinada
Receita de Brócolis e couve flor gratinada

Receita de Brócolis com Couve Flor Gratinada

Ingredientes

  • 300 g de brócolis em floretes
  • 300 g de couve flor em floretes
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 l de água fervente
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • noz moscada a gosto
  • queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

  1. Coloque a água para ferver e tempere com um pouco de sal. Assim que levantar fervura, coloque o brócolis e a couve flor. Quando voltar a ferver conte 2 minutos e desligue. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho. Junte a farinha de trigo e misture bem por uns 2 minutos.
  3. Retire a panela do fogo e coloque o leite aos poucos, mexendo sempre. Quando incorporar tudo, volte para o fogo baixo.
  4. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Continue mexendo até que fique cremoso.
  5. Coloque os floretes de brócolis e couve flor em uma assadeira, cubra com o molho branco. Com cuidado, vá arrumando com uma colher para que o molho fique entre os floretes.
  6. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve para o forno por 30 minutos.
Receita de Brócolis com Couve Flor Gratinada com molho branco no forno.
Receita de Brócolis com Couve Flor Gratinada com molho branco no forno.
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com